Marcelo Kischinhevsky

    MarceloKischinhevsky nasceu em 12 de fevereiro de 1969, no Rio de Janeiro, RJ,cidade em que sempre viveu e trabalhou. Graduou-se em Jornalismo, fez mestrado e recebeu o título de Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Também é professor e pesquisador de radiojornalismo. Foi um dos criadores da Rádio Livre 91.50 FM.

    Em 1992,foi estagiário na reportagem Geral e repórter freelancer dos jornais de bairrode O Globo. Entre 1993 e 1998, teve duas passagens pelo jornal O Dia, começandocomo estagiário de Cidade e Polícia e, posteriormente, atuou como repórter,chefe de reportagem, redator e subeditor das Edições Regionais. Transferiu-se,então, para o Jornal do Brasil, onde entrou em 1998 como redator de Economia,passando no ano seguinte a editor-assistente e, durante breves períodos,foi chefe de reportagem e repórter especial.

    A partir de agosto de2004, assumiu o cargo de editor de Economia e Negócios do JB e, logo, tornou-setambém titular da coluna Informe Econômico, tendo o apoio da repórter especialSamantha Lima, que assinava o espaço às segundas-feiras. Criou ainda a colunaNo Campo dos Negócios, relacionada aos negócios e bastidores da indústriaesportiva e então publicada todos os sábados na editoria de Esportes. Entre 2005 e 2006, acumulou ainda a coordenação da sucursal da Gazeta Mercantilno Rio de Janeiro. Em julho de 2006, deixou o JB e passou a atuar no mercadocorporativo, redigindo e editando relatórios anuais para grandes empresas,clientes de agências de comunicação, como Selulloid e TV1.

    Paralelamente, trilhou a carreira acadêmica. Foi professor-substituto na UFRJ, nos anos 1990. Lecionou em diversasinstituições de ensino superior e hoje é professor-adjunto do Departamento deJornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade deComunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), ondecoordena o AudioLab (Laboratório de Áudio). Também é professor do Departamentode Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio),tendo sido um dos responsáveis pela implantação da emissora web Rádio PUC-RioDigital.

    Publicou o livro O rádio sem onda ? Convergência digital e novosdesafios na radiodifusão (Ed. E-Papers, 2007) e foi um dos organizadores, ao ladode Fabio Mario Iorio e João Pedro Dias Vieira, da coletânea Horizontes doJornalismo ? Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticasprofissionais (Ed. E-Papers, 2011).

     

    Atualizado em abril/2012.

    Fontes:

    Livro “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no jornalismo de Economia” – edição 2005

    Informações fornecidas pelo próprio jornalista