Manuela Casas Rios

    Manuela Casas Rios nasceu em 9 de junho de 1955, em La Coruña, Espanha: ?Sou brasileira naturalizada?. Em 1976, bacharelou-se em Jornalismo, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, SP. Ingressou no Jornalismo em 1975, como repórter estagiária do jornal Última Hora, em São Paulo, SP, onde sempre trabalhou. Foi ainda repórter estagiária da Rádio Panamericana (atual Jovem Pan). Ingressou no jornal O Estado de S.Paulo em julho de 1999, ali permanecendo por sete anos, como repórter, redatora e subeditorade Economia. Entre agosto de 1986 e abril de 1988, foi editora-assistente do suplemento Exame Informática (atual revista Info), da revista Exame. De setembro de 1988 a março de 1989, trabalhou como repórter de Economia do Jornal da Tarde, tornando-se subeditora, de abril de 1989 a janeiro de 1990, quando se transferiu para a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (Editora Globo). Ali foi editora, editora-executiva, redatora-chefe e diretora de Redação, de janeiro de 1998 a abril de 2002. A partir de maio de 2002, começou a produzir conteúdo editorial sobre Economia e Negócios para publicações como Revista Notícias, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Jornal do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Navigators e revista Exame, entre outras. Em 1987, ganhou o XII Prêmio Abril de Jornalismo, categoria Atualidades – Ciência e Tecnologia, concedido à equipe do suplemento Exame Informática, pelo conjunto de trabalhos publicados nos números 1 a 9. Foi responsável pelo projeto, edição e texto final do livro ?Guia PEGN – Como Montar seu Próprio Negócio?, lançado em julho de 2002 pela Editora Globo. Tem vários parentes ligados ao jornalismo: Jaime Klintowitz, marido, atualmente é editor-executivo de Veja e foi editor da Folha de S.Paulo, do Jornal do Brasil e da revista IstoÉ; Jacob Klintowitz, cunhado, é crítico de arte; Airton Gontow, sobrinho, é sócio da assessoria de imprensa Gontof Comunicação; e Jussara Gontow, é sócia da Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos.
    Extraído do livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).