Manuel Dutra

    Pesquisador tapajoaranascido em Boim no Pará, com mais de três décadasmilitância na imprensa Manuel José Sena Dutrapossui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP(1968/1962); especialização em Educação Ambiental (Núcleo de Meio Ambiente ? UniversidadeFederal do Pará, UFPA,Numa/UFPA), 1993/94, mestrado em Planejamento doDesenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, pela Universidade Federal do Pará? UFPA (1995/97). Em 1999 ? 2003 fez doutorado em Ciências Socioambientais peloNúcleo de Altos Estudos Amazônicos ?NAEA da Universidade Federal do Pará, comdisciplinas cursadas em programa interinstitucional com a Faculdade deComunicação da Universidade Federal da Bahia ? Facom e estágio doutoral noCentro de Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos ?Unisinos, São Leopoldo, RS.

    Em complementação a formaçãoacadêmica Manoel Dutra fez de 1966 a 1974 outros sete cursos com disciplinasque evoluíram do tema Alfabetização deAdultos ao de Desenvolvimento deComunidade, pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia.

    Dutra começou a trabalhar naFundação Educacional do Estado do Pará em 1967 como Professor auxiliar. No anoseguinte foi para a Bloch Editores como Estudante-estagiário. Mais um ano em 1971ele já era repórter-estagiário na Agência Nacional. Ficou lá por dois anos efoi para a Rádio Emissora de Educação Rural Santarém em 1973 onde ficou por dezanos e em 1983 ocupava o cargo de Diretor-Gerente.

    Para o Jornal O Estado de S.Paulofoi repórter-correspondente entre 1975/76; no Jornal O Liberal DeltaPublicidade ficou por 17 anos como repórter especial, 1980/97. Nesse períodoficou dois anos na Fundação do Bem Estar Social do Pará, 1985/87, como Técnicoem Educação.

    Foi repórter colaborador e freelancer da Televisão Liberal, de 1988a 1990.

    Dutra traz na trajetóriaacadêmica a docência em quatro universidades:

    Começou na UniversidadeFederal da Bahia em 1999, na função de Aluno-estagiário que desempenhou até 2000.Na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil, em 2002 participoude seis seminários de Comunicação; outros seis de pesquisa, além dos semináriosde tese. realizou pesquisa bibliográfica.

    Na Universidade Federal do Oestedo Pará, UFOPA, desempenha várias funções, desde 2009. É Membro do ConselhoConsultivo, desde então. A partir de 2011 passou a Secretário do ConselhoConsultivo da Universidade Federal do Pará (UFPA). No mesmo ano assumiu a Coordenadordo Curso de Especialização, com atribuições de Professor doutor lotado noInstituto de letras e Comunicação da UFPA, cedido para coordenar o Curso deespecialização em Jornalismo Científico, em períodos não letivos, desde julhode 2011 a fevereiro de 2013, uma parceria da UFPA com a UFOPA.

    Na Universidade Federal doPará, UFPA, tornou-se desde, agosto de 95, mestre de Especialização, ministrandoas disciplinas de Comunicação e Educação Ambiental. Passou a Professor Adjunto dededicação exclusiva desde 2009 e em 2012 a ministrar, em nível de graduação, oscursos de Redação Jornalística, Radiojornalismo e Estudo de Temas Amazônicos.

    É autor, entre outros, doslivros O Pará dividido: discurso econstrução do estado do Tapajós e Anatureza da mídia: os discursos da TV sobre a Amazônia, a biodiversidade e ospovos da floresta.

    Pela atuação no jornalismo recebeuos seguintes prêmios e títulos: em 1988, Prêmio Esso deJornalismo Região Norte, Esso Brasileira de Petróleo, com a matéria Poluição: tristeza e morte nos descaminhosdo ouro, publicada pelo jornal O Liberal (Belém); 1989, Honra ao Mérito,Sociedade de Preservação dos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia; doisprêmios em 1990,  o Prêmio Esso deJornalismo Região Norte, Esso Brasileira de Petróleo com a reportagem Japoneses comprovam: mercúrio está matandoíndios e garimpeiros, pelo O Liberal (Belém) e o Honra ao Mérito, CâmaraMunicipal de Santarém (PA); mais um Esso em 1994, Prêmio Esso de JornalismoRegião Norte, Esso Brasileira de Petróleo, com a matéria Vida e água se misturam na várzea, também pelo jornal O Liberal deBelém; em 1999, venceu o Concurso Dissertações de Mestrado, Núcleo de AltosEstudos Amazônicos / UFPA; 1996 Diploma Amigo do Rádio; em 2004 mais dois, PrêmioIntercom para teses de doutorado, Sociedade Brasileira de EstudosInterdisciplinares da Comunicação (Intercom), XXVII Congresso e Prêmio NAEApara Teses de Doutorado, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA. Em 2011,recebeu a Comenda de reconhecimento como construtor de uma Santarém melhor,Prefeitura Municipal de Santarém.

    A bagagem premiada de ManoelDutra, lhe garantiu a classificação no Rankingdos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros de Todos os Tempos e os maisvitoriosos em 2012, publicado em dezembro Jornalistas&Cia e cons