Luiza Xavier

    Neuza Luiza da Silva Xavier nasceu no Rio de Janeiro em 21de novembro de 1969. Se formou jornalista, em 1992, pela Faculdade deComunicação Hélio Afonso.

    Começou a carreira na extinta rádio Estácio FM no Rio deJaneiro, onde “começou a aprender realmente como funcionava uma redação,embora fosse uma emissora alternativa” relembra. Foi seu primeiro contatocom a ronda da apuração, a escuta dos noticiários das concorrentes e com aredação de notinhas que eram lidas pelos locutores. Lá também foi para a ruapela primeira vez e teve a certeza de que queria ser repórter.

    Em 1991, passou a estagiar na rádio Tupi. Em seguida, foifreelancer por quase um ano da rádio Bandeirantes em São Paulo. De volta aoRio, ficou por 3 anos como repórter da rádio Globo/CBN que, na época, era aúnica emissora all news, e onde teve a oportunidade de direcionar sua carreirapara a área de economia. Acompanhou o início das privatizações das empresasestatais, participando da cobertura dos leilões que ocorriam na então Bolsa deValores do RJ. Teve também, a oportunidade de participar de cursos relacionadosao setor, o que consolidou o interesse pela editoria de economia.

    Fez sua estréia na mídia impressa no Jornal do Brasil, ondefoi repórter de economia entre os anos de 2000 e 2003. Um ano mais tarde tevesua primeira experiência na comunicação corporativa, atuando na Dupla

    Criação Comunicação & Eventos, da qual foisócia-diretora até meados de 2009.

    Em 2007, de volta à redação, entrou como repórter deeconomia na Folha de Londrina em Curitiba/PR. Ainda na capital paranaense,atuou no Diário de Maringá até outubro de 2010.

    Voltou ao Rio de Janeiro, desta vez para ser editora doJornal do Commercio, onde ficou por um ano e meio.

    É repórter de economia do jornal O Globo, onde está desdenovembro de 2010.

    Sobre as escolhas no jornalismo confessa: “Embora tenhaingressado no curso de Comunicação com a intenção de atuar como repórter emredação de jornal, acabei me apaixonando pela velocidade, simplicidade eutilidade do rádio.”

     

     

     

    Atualizado em novembro/2012 – Portal dos Jornalistas

     

    Fonte:

    Informações fornecidas pela jornalista.