Luiz Carlos Azedo

    Luiz Carlos Azedo, ou simplemente Azedo, nasceu em São Paulo (SP), em 18 de novembro de 1952. É formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ).
     
    Iniciou a carreira trabalhando como repórter nos jornais O Dia (RJ) e A Notícia (RJ), da Baixada Fluminense. Em seguida, trabalhou para Última Hora (RJ), O Fluminense (RJ), Diário de Petrópolis (RJ), A Tribuna de Niterói (RJ), Diário de Notícias (RJ) e Luta Democrática (RJ), este último um veículo pertencente ao político Tenório Cavalcanti, radicado na Baixada Fluminense.
     
    Em São Paulo, trabalhou na sucursal do jornal O Globo (RJ) e foi colunista de Economia do Diário Popular (SP).
     
    Dirigiu o semanário Voz da Unidade (SP), órgão central do antigo PCB (Partido Comunista Brasileiro), e exerceu o cargo de secretário de Comunicação da Prefeitura de Vitória (ES).
     
    Em 2012, tornou-se colunista no Correio Braziliense (DF), onde escreve a coluna política Brasília/DF, além de possuir o Blog do Azedo, no qual coloca comentários políticos e reproduz a coluna do jornal impresso. Além disso, é apresentador do programa 3 a 1 da TV Brasil. Desde de 2008 assina o Blog do Azedo, que explica o conteúdo: “Os fatos são teimosos – Notas e comentários”.
     
    Em artigo publicado em 30 de março de 2014 no jornal Correio do Estado Mato Grosso do Sul, Azedo discute os acontecimentos do período ditatorial brasileiro no título: A luta armada não teve o peso que atribuem a ela. Azedo tinha apenas 12 anos de idade quando aconteceu o Golpe de 64.

    Em outubro de 2014 foi escolhido finalistas na categoria de melhor colunista pelo Prêmio Engenho de Comunicação. O Prêmio reconhece os profissionais que mais se destacaram no jornalismo de Brasília. Entre os finalistas de Melhor coluna além Luiz Carlos Azedo, do Correio Braziliense, também foram finalistas Denise Rothemburg também do Correio, e Cláudio Humberto do Diário do Poder.

    Participou em junho de 2015 do programa da Globo News, Fatos e Versões, analisando as principais notícias da política brasileira na semana, apresentado por Cristiana Lôbo.

     

    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://globotv.globo.com/globo-news/fatos-e-versoes/t/fatos-e-versoes/v/fatos-e-versoes-semana-politica-foi-marcada-pelas-derrotas-de-eduardo-cunha/4219706/ 

    http://flip.siteseguro.ws/pub/correiodoestado/index.jsp?ipg=322863#

    Informações iniciais passadas pelo Jornalista em cadastro feito em 28 de janeiro de 2012.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Luta_Democrática, acessado em janeiro/2012.