Luisa Mendes

    Maria Luisa Mendes nasceu em 1961. Concluiu o curso de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e fez MBA em relação com investidores na Universidade de São Paulo (USP).
     
    Começou no jornalismo em 1985, egressa do curso Abril, como repórter de economia e negócios da revista Veja. Em 1987, foi promovida a chefe da sucursal da Veja em Curitiba/PR, e lá permaneceu por três anos. Em 1991, deixou a editoria de Geral, de Veja, e aceitou o convite de Antonio Machado de Barros, o ex-editor de Economia e Negócios de Veja, para integrar o corpo de jornalistas de Exame, revista que então ele dirigia e que passava por um processo de reformulação editorial.
     
    No cargo de subeditora, trabalhou em todas as seções da revista, exceto Finanças. Deixou a Exame em 2000, na qual ocupava o cargo de editora de Primeiro Lugar, então uma grande seção de notas e pequenas matérias na abertura da revista, para ser redatora-chefe do Guia do Estudante, com a missão de transformar o título num conjunto de guias educacionais destinados ao público adolescente. Dez meses depois, Paulo Nogueira, ex-diretor de Exame, a convidou para integrar o time de jornalistas das revistas de interesse geral, unidade da Editora Abril que ele passara a dirigir. Assim, trabalhou em Superinteressante, Viagem e Turismo e ficou quase um ano em Meu Dinheiro, revista de finanças pessoais, hoje extinta.
     
    Voltou para a Exame em 2002, como editora de Negócios. Desde o final de 2005, trabalha como editora senior na Exame PME, tanto na versão impressa como na mídia digital. Tem pesquisado e escrito histórias sobre negócios das pequenas e médias empresas.
     
     
     
     
     
    Atualizado em Julho/2012 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes:
    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)