Lucas Ferraz

    Mineiro de Itabira, Lucas Ferraz começou a trabalhar como repórter ainda adolescente no jornal O Cometa. Formado em jornalismo em Belo Horizonte, passou pelos jornais Hoje em Dia e Estado de Minas, pela TV Bandeirantes e pelo site Congresso em Foco. Na Folha de S.Paulo desde 2007, participou de coberturas na Amazônia, na América Latina, cobriu eleições no Brasil e no exterior, e foi correspondente do jornal em Buenos Aires. É repórter da sucursal de Brasília.

    O nome de Lucas é sempre lembrado em matérias investigativas ou cuidadosamente levantadas.

    Em 5 de fevereriro de 2012 a folha anunciou uma revelação exclusiva com destaque na caderno Ilustríssima publicado pela Folha de S.Paulo aos domingo. Na matéria o repórter Lucas Ferraz, da sucursal de Brasília, escreve sobre a localização em Los Angeles do autor da foto do jornalista Vladimir Herzog (1937-1975) morto numa cela do DOI-Codi, em São Paulo. Considerada uma das imagens mais importante da história do Brasil nos anos 1970.

    A matéria O instante decisivo sobre a foto de Vladimir Herzog publicada em 07/02/2012 na edição 680 do caderno mostra que Ferraz conseguiu entrar em contato pela vez com Silvaldo Leung Vieira, responsável pela foto do corpo sem vida de Herzog. Na entrevista o fotógrafo se diz usado pela ditadura e entende que o instante foi decisivo para a história da vida política brasileira e para a vida dele.

    Lucas revelou ao J&Cia que “é grande a curiosidade sobre os bastidores da matéria”, o que deve incentivá-lo a escrever um relato completo sobre sua apuração.&amamp;nbsp;   

    Lucas Ferraz fez em Nova York a reportagem A biblioteca de Francis repousa intacta em NY relatando sobre a biblioteca do jornalista preservada por sua viúva, que aguarda para ser enviada ao Brasil (são quase 5.000 livros praticamente intocados no escritório de Francis), e que oferece uma visão sobre quem era Francis a “peculiar educação sentimental” dele e a “sua irrequieta cabeça”, de acordo com o que Lucas cita em sua matéria.

     

     

    Atualizado em junho/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed680_o_instante_decisivo

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=295