André Liohn

    O paulista André Liohn nasceu no interior de Botucatu, de família pobre, deixou o Brasil aos 20 anos para morar na Noruega. Apenas aos 30 anos despertou para a fotografia, registrando usuários de heroína na Europa e a catástrofe humanitária na Somália.

    Depois de percorrer vários países em guerra, desde 2015 Liohn se dedica a esmiuçar a violência urbana no Brasil – o projeto Revogo. Em outubro de 2015 publicou no jornal El País as fotos da mostra fotográfica em SP que retrata a violência brasileira em 60 imagens com o título Retratos da morte num país sem guerra.

    Em abril de 2016 ao lado do jornalista Diogo Schelp lançou o livro Correspondente de guerra: os perigos da profissão que se tornou alvo de terroristas e exércitos pela editora Contexto. O livro traz um caderno de fotos de André Liohn e mostra por que o correspondente de guerra quer estar naquele exato lugar de onde tantos querem fugir. Aborda também como os conflitos atuais são mais perigosos aos jornalistas do que os embates do século XX.

    Fotógrafo premiado, aos 40 anos, tornou-se, em 2012, o primeiro – e até agora único – sul-americano a ganhar o Robert Capa Gold Medal Award, mais importante prêmio mundial para fotografia de guerra. A série vencedora revelou o cerco a Misrata, na Líbia, quando Liohn acompanhava rebeldes que tentavam derrubar o regime de Muamar Kadafi. No fogo cruzado, foi ferido com um tiro. A câmera permaneceu ligada – e registrou a cena. Os demais prêmios recebidos por ele estão na Linha do Tempo deste perfil.

    Em março de 2016 Liohn conversou com o PrOA, por telefone, de São Paulo, entrevista que foi publicada no site do jornal Zero Hora – zh.clicrbs e deixou clara a sua opini&aamp;atilde;o sobre fotografia sobre riscos e uso da tecnologia no jornalismo de guerra: “Estamos vivendo uma síndrome do protagonismo”

     

    Atualizado em abril/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://pt-br.facebook.com/Andr%C3%A9-Liohn-459960177375173/

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2015/06/andre-liohn-estamos-vivendo-uma-sindrome-do-protagonismo-4775687.html

    https://en.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Liohn