Lilian Pacce

    Lílian Pacce é jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, em São Paulo, em 1982. Estudou, ainda, no London College of Fashion e na Saint Martin?s School of Fashion, tradicionais escolas londrinas de Moda.
    Começou a carreira como freelancer nas editoras Abril e Manchete. Entre 1982 e 1983, foi repórter da revista Around (SP). Migrou para a Folha de S.Paulo (SP) em 1984, exercendo as funções de repórter, redatora e editora de segmentos variados, como Ilustrada, Cotidiano, Mulher, Revista D e Revista da Folha, da qual foi autora do primeiro projeto editorial. De 1987 a 1992, foi editora de Moda e assinou uma coluna semanal na Ilustrada.
    Entre 1992 e 1993, Lílian foi viver uma temporada em Londres, mas se manteve como crítica de Moda da Folha. De volta ao Brasil, em 1994, trabalhou como editora de Moda e de Suplementos do Jornal da Tarde (SP). Ainda no JT, foi crítica de moda entre 1994 e 1998. Na MTV, foi consultora de Moda do programa Moda Esporte Clube.
    Em 1996, atuou como diretora do projeto de implantação da revista Harper?s Bazaar no Brasil, que acabou não vingando. Durante o processo, porém, surgiu o Boletim da Moda, primeiro jornal diário do São Paulo Fashion Week, maior evento de Moda do Brasil.
    Também em 1996, começou a atuar como crítica de Moda do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo (SP), função que ocupa até hoje. Entre 1998 e 2000, foi diretora da revista Mundo Mix (SP). Em 2000, estreou o programa GNT Fashion, no canal a cabo GNT (SP), considerado referência em Jornalismo de Moda no País. Assina a coordenação e a apresentação do programa.
    Também edita o site com seu nome no portal MSN Brasil, que traz novidades sobre o mundo fashion, lançamentos de coleções e desfiles. Até 2009, manteve uma coluna diária na rádio Eldorado AM/FM.
    Fora das atividades jornalísticas, atuou como curadora da exposição Eu não sou de plástico, parte da campanha institucional da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que procurou sensibilizar as pessoas para a necessidade de minimizar o consumo de sacolas e sacos plásticos, adotando o uso de sacolas permanentes. Na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, é professora do curso de pós-graduação em Jornalismo.
    É, também, autora dos livros Dicionário Adesivo para Brincar, Colar e Pintar (Ática, 1996), Alexandre Herchcovitch, com Dawn Ades (Cosac & Naify, 2001), Pelo Mundo da Moda ? Criadores, Grifes e Modelos (2007, Senac) e Ecobags ? Moda e Meio Ambiente (Senac, 2009) e do capítulo sobre biquíni de O Pretinho Básico ? A verdadeira história dos 10 favoritos da Moda (Planeta, 2004), organizado por Nancy MacDonell Smith.
    Foi agraciada com dois prêmios de Melhor Jornalista de Moda: o Phytoervas Fashion Awards, em 1998, e o Abit Fashion Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit), em 2000.
    Atualizado pelo Portal dos Jornalistas em Setembro/2011.
    Fonte:
    Depoimento pessoal de Lílian Pacce, concedido em setembro/2011.