Katia Simões

    Kátia S. Simões de Oliveira nasceu em 20 de junho de 1962. Concluiu o curso de Jornalismo na Fundação Cásper Líbero (SP), em 1982. Também estudou Letras, nas Faculdades Santana (SP), em 1985, e fez pós-graduação em Marketing de Moda, em 1994, e MBA em Jornalismo – Agenda Brasil, em 2005, na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP).

    Começou a carreira como repórter do jornal DCI, em fevereiro de 1986, e lá ficou até 1994. No início da sua trajetória profissional, aconteceu algo singular. O diretor de Redação lhe pediu para contar a história de um jovem com talento para o automobilismo, que, diziam, um dia brilharia na Fórmula 1. Com a pauta na mão, foi até a Serra da Cantareira e encontrou um moço tímido, que no ano seguinte chegaria à Fórmula 1: Ayrton Senna (1960-1994). No final da entrevista, ele a presenteou com uma foto e a seguinte frase: “Um dia eu serei campeão e você não se arrependerá do tempo que perdeu aqui tentando arrancar alguma coisa”.

    De abril de 1995 a dezembro de 1997, foi editora e editora-chefe da revista Forma Física. Também foi editora-assistente, editora e editora executiva da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, de dezembro de 1997 a setembro de 2010. Colaborou com as seguintes publicações: Valor Econômico, Jornal da Tarde, Suplemento Modo de Vida, O Estado de S.Paulo, Exame, PME, Cláudia, Boa Forma, Nova, Capricho e Informe Fernando Barros.

    Ganhou duas vezes o Prêmio Federação do Comércio de São Paulo, na categoria Jornalismo Econômico, em 2005 e 2006, e também o 1º Prêmio da Federação do Comércio do Rio de Janeiro, em 2008, o Prêmio CNH de Jornalismo Econômico 2008 e o Prêmio ABF Destaque Franchising 2011.

    Foi palestrante na Semana de Marketing e Empreendedorismo, da Fundação Armando Álvares Penteado, em março de 2009, quando abordou o tema: Empreendedorismo. Em novembro 2011 fez a palestra Da Universidade ao Mercado de Trabalho: o desafio de empreender, na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – Unesp/Rio Claro.

    É a autora do livro ABLA, 35 anos em movimento, da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, lançado em 2012.

    Em fevereiro de 2013 está à frente da própria empresa de produção de conteúdo para mídia impressa, digital e livros, além de colaborar com os principais veículos de economia e empreendedorismo (Valor Econômico, Folha de S.Paulo, Revista Exame, Revista Exame PME)

     

     

    Atualizado em fevereiro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fonte:

    Informações cedidas pela jornalista