Karina Oliani

    Karina Oliani nasceu em São Paulo, faz aniversário em 14 de maio. É médica formada em medicina, curso iniciado em 2000, com especialização em Wilderness Medicine (Medicina e Resgate em Áreas Remotas) pela WMS no Estados Unidos. É a única médica da América Latina a ter o título de especialista em medicina de emergência e resgate em áreas remotas.

    Karina tem um grande fascínio por atividades que envolvam aventura e adrenalina. Aos 12 anos fez seu primeiro salto de paraquedas (duplo) e concluiu seu curso de mergulho autônomo.

    Em 1999, aos 17 anos, já era bicampeã brasileira de wakeboard – esporte aquático em que a pessoa é rebocada por um cabo sobre a prancha.

    Karina já praticou, ou ainda pratica, muitos outros esportes, entre eles escalada em rocha, motocross, canoagem, stand-up paddle, rapel, hipismo, surf, corridas de orientação, kitesurf, sandboard, esqui aquático, esqui alpino, snowboard, montanhismo, asa-delta, paraquedismo e bungee jump.

    Entre os seus projetos está o de escalar os Seven Summits – tendo já escalado quatro delas e agora faltam três das 7 maiores montanhas de cada continente do mundo.

    Em 2000 começou a trabalhar como instrutora de mergulho nos finais de semana, só parando em 2006, quando começou a apresentar o quadro Rolé, da SporTV, dentro do programa Zona de Impacto, por onde ficou dois anos.

    Em 2007, fundou, juntamente com seu sócio, a Medicina da Aventura, entidade médica da qual hoje é a presidente e que tem como principal objetivo divulgar e fortalecer este novo conceito médico no Brasil. Nos anos seguintes, Karina dedicou-se também a produzir, dirigir e apresentar seus programas, criando, em 2009, sua própria produtora, a Pitaya Filmes.

    Nos anos seguintes apresentou em canais como Multishow (Programa Extremos), Rota Radikal quadro dentro do programa Esporte Fantástico (Rede Record) e Faustão (TV Globo).

    Em 2013 produziu e dirigiu a série Do Jeito Delas do Canal OFF (Globosat), onde realizou diversas aventuras extremas em 7 países como México, Bahamas e Suíça junto de sua irmã Nathali Oliani. Ainda em 2013 estreou sua série de documentários sobre sua expedição ao topo do mundo, chamado Especial Everest também do Canal OFF (Globosat). Já fez matérias de suas aventuras para o Fantástico (Rede Globo), como o mergulho com tubarões brancos e sua expedição ao topo do Mundo, Everest.

    Participou de programas tradicionais da televisão brasileira como Encontro com Fátima Bernardes (Rede Globo), Altas Horas (Rede Globo), Programa do Jô ( Rede Globo), Tá na área (SporTV), Idas e Partidas (GNT), Amaury Jr. ( Rede TV), Zona de Impacto ( SporTV), Primeiro Tempo (BandSports).

    Apresenta o programa Missão Extrema com Karina Oliani no canal Discovery Brasil, desde 2015.

    Também é a fundadora e atual presidente da ABMAR (Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas). Tem também ‘brevê’ é piloto privado de helicóptero e tem licença da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

    Além de televisão (Rede Globo, Rede Record, Rede Bandeirantes, TV Cultura, Multishow, MTV, Canal Off, GNT, entre outras) ela já fez colaborações para jornais (Folha de S.Paulo, O Globo, Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, Diário Popular, Correio Brasiliense, O Dia, Diário e Agora SP), revistas (Veja, Veja São Paulo, Isto É, Época, Claudia, Men's Health, Asas, Trip, VIP e Go Outside), rádio (Band News, 89, CBN, Eldorado e Estadão.

    Em abril de 2015 Danilo Gentili entrevistou Karina Oliani, que falou da trajetória profissional de coragem/aventura e dos desafios, como o treinamento na Colômbia com o exército de elite.

    O portal do Estadão reforçou na primeira semana de abril de 2016 a sua equipe de bloqueiros. Entre os nomes dos colunistas, editorialistas, articulistas do jornal, ícones do jornalismo, está o da atleta. De acordo com o Estadão ela quer fazer do seu blog Viajando com Karina um espaço para temas leves, com a publicação de roteiros turísticos e curiosidades sobre viagens. Ao jornal ela disse que quer influenciar positivamente as pessoas.

     

    Atualizado em Abril/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,colunistas-do-jornal-agora-serao-blogueiros-do-portal,10000025522

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Karina_Oliani

    https://www.facebook.com/karina.oliani