Janaína Ferraz

     Janaina Ferraz Muniz da Silva assina Janaína Ferraz cursou Jornalismo na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp.  

    No início da trajetória no jornalismo, em fevereiro de 2010, foi trainee da Agência PropagAção. Foi responsável pela comunicação interna da agência, clipping, criação online/offline, produção de conteúdo, no período também fez monitoramento do blog e redes sociais.

    Acumulou em parte do período o gerenciamento do processo de comunicação da Agência Júnior de Jornalismo da UNESP, a elaboração de planos de ação e produção de conteúdo para os clientes. A empresa também é a organizadora da Semana de Comunicação da UNESP. Ficou lá de março de 2010 a outubro de 2011.

    Passou a redatora-web estagiária na Editora Alto Astral, em Bauru (SP). Lá ficou responsável por elaborar pautas, apurar notícias, fazer contato com fontes e consultorias, produzir textos/matérias e postar nos sites das revistas Todateen e Astral Love. Por um ano e meio administrou e alimentou as redes sociais com conhecimento avançado em técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

    Ainda em Bauru foi repórter estagiária da Rádio 94FM. Na emissora fez redação e locução nos noticiários, cobertura de trânsito ao vivo das ruas e rodovias da cidade, foi colunista de cinema nas edições de sábado do 94Notícias. Destaca no período as entrevistas com personalidades políticas como José Serra, Luís Inácio Lula da Silva, Eduardo Suplicy, Alexandre Padilha, Geraldo Alckmin, entre outros.

    Desde abril de 2014 é repórter multimídia do jornal Diário de S.Paulo – Rede BOM DIA de comunicações. Lá acumula a redação do website do jornal Diário de S. Paulo, é blogueira do Cultura Pop, faz a produção da Agenda Cultural, em vídeo, com roteiros, estreias do cinema, shows e eventos culturais da capital paulista, veiculada semanalmente do Portal de Notícias do jornal. É responsável também por administrar e gerenciar o material produzido por outros blogueiros e redes sociais.

    Desde janeiro de 2015 escreve a edição semanal do Roteiro Cinemark – caderno de cinema do Diário veiculado em toda a rede Cinemark da capital paulista, com críticas de filmes, resenhas e notícias do meio cinematográfico. Além dessa que é a principal função no jornal, está a sua jornada de redação das matérias para o Viva.

    Em setembro de 2015 foi confirmada como parte da reformulação da editoria Viva, do Diário de S.Paulo. 

     

    Atualizado em setembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.linkedin.com/in/janainaferraz

    Jornalistas&Cia – Edição 1.015