Janaina Cesar

    Janaína Cesar da Silva nasceu em 17 de janeiro de 1975. Se formou em Jornalismo na Universidade São Judas Tadeu (Usjt/SP), em 2000. Em 2008 concluiu o mestrado em Imigração e Transformações Sociais na Università Ca?Foscari Venezia, em Veneza (Itália). 
    Começou na profissão em 1998, como assistente na assessoria de Imprensa da Bienal Internacional da Arte de São Paulo. Em 2001, foi para a Editora Comunicação trabalhar também como assessora de Imprensa. Um ano depois assumiu a assessoria de Comunicação do VJ Alexis e também começou como colaboradora na revista Ocas”, ficando na dupla função até 2004.
    Ainda em 2004, mudou-se para a Itália onde iniciou uma colaboração com o site Il Pungolo. Em 2005 começou a trabalhar no Agora Notícias, único jornal escrito em português e dirigido aos brasileiros que moram na Itália, assumindo a editoria regional do Vêneto. No mesmo ano, trabalhou como freelancer para o Jornal do Aeroporto e, ainda na Itália, passou por diversas revistas e jornais brasileiros e italianos, como: Imprensa, Viajar, Viaje Mais, Raça, Cartaz, Agência Carta Maior e O Estado de S.Paulo.
    É correspondente das revistas Imprensa e Comunità Italiana.
    Atualizado em junho/2012 – Portal dos Jornalistas
    Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.
    Enviada mensagem solicitando confirmação dos dados em 6/6/2012.
    Confirmação dos dados recebida em 8/6/2012.