Ivana Moreira

    Ivana Moreira Ferrari nasceu em Belo Horizonte (MG). É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), de Belo Horizonte, em 1993. Fez curso de especialização em Teoria da Comunicação e Jornalismo Impresso na Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo (SP), em 1994. É casada com o jornalista e escritor Eduardo Ferrari.

    De 1995 ao ano 2000, em São Paulo (SP), foi repórter de Cidades e Política do jornal O Estado de S.Paulo (SP). Paralelamente, entre março a novembro de 1998, foi repórter-intercambista do jornal americano The Miami Herald, da Flórida (EUA). Conquistou, em equipe, o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo 1998. Ainda no Estadão, desempenhou o cargo de correspondente em Belo Horizonte (MG). Foi também correspondente do jornal Valor Econômico (SP), entre 2006 e 2008.

    Na rádio BandNews (MG) foi colunista de Tecnologia e de Economia, a partir de 2009, e chefe de Redação, de junho de 2010 a novembro de 2011. Ainda em 2009, passou a coordenar a realização da pesquisa Mapa do Acesso, sobre a obtenção de informações públicas no Brasil, uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

    Faz parte do Conselho Consultivo da Agência Pública, de Reportagem e Jornalismo Investigativo, fundada em 2011. No mesmo ano, participou do lançamento e assumiu o cargo de editora-executiva do jornal Metro (MG).

    Em 2012, foi contratada pela Editora Abril para ser editora-executiva da revista Veja BH, que circula junto com a revista na capital mineira, onde permaneceu até maio de 2015. Foi diretora da Abraji no biênio 2014-2015.

    Como diretora de Projetos Especiais da Scrittore Editora e Comunicação, idealizou em maio de 2015 a plataforma de Conteúdo e Prestação de Serviços Canguru, focada em informações sobre a primeira infância para pais e educadores, prevista para ter forte identidade local nas cidades onde atuar, mas com alcance nacional. Atuando como diretora de Redação, lançou a primeira etapa do projeto em outubro de 2015 em Belo Horizonte, junto com o primeiro número da revista Canguru e um canal no YouTube.

    Tornou-se colunista da CBN, onde apresenta desde o final de 2016 o quadro Canguru: Criando filhos em BH. Recebeu, em março de 2017, a comenda Mulher de Minas, concedida pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em maio, expandirá a circulação da revista, até então restrita à BH, para São Paulo e Rio de Janeiro (RJ), saltando de uma tiragem de 25 mil para 100 mil exemplares mensais. 

     

     

    Atualizado em março de 2017

     

    Fontes: 

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/veja-bh-comeca-circular-em-5-maio

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/i-congresso-abraji-i-lei-acesso-sera-dos-temas-principais

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/miriam-leitao-fala-sobre-caso-rubens-paiva-em-i-congresso-abraji-i

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/os-planos-jose-roberto-toledo-na-abraji

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/abraji-promove-seminario-jornalismo-investigativo-em-bh

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/abraji-prorroga-inscricoes-seminario-jornalismo-investigativo-em-bh

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/revista-canguru-comemora-primeiro-aniversario-plano-expansao-sao-pau

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/revista-mineira-canguru-expande-distribuicao-rio-sao-paulo

    cangurubh.com.br

    abraji.org.br/?id=120&acao=detalhepalestrante&palestrante_id=216

    apublica.org/quem-somos/conselho-consultivo/ivana-moreira

    cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/canguru/IVANA-MOREIRA-CANGURU-CRIANDO-FILHOS-EM-BH.htm

    youtube.com/c/CangurubhBr2015