Henrique Gomes Batista

    Henrique Gomes Batista nasceu em São José dos Campos (SP), em 22 de agosto de 1978. Graduado na Universidade do Vale do Paraíba (Univap/SP), iniciou a carreira estagiando no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998, na cidade natal. Em seguida, participou dos programas de trainee de O Estado de S.Paulo (Focas), em 2000, e da Gazeta Mercantil, em janeiro de 2001.
     
    Ainda em 2001, fez trabalhos freelancers para as revistas Forbes e Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Em julho do mesmo ano, passou para o Valor Econômico, em São Paulo (SP), onde atuou no caderno de Legislação & Tributos e depois na editoria de Investimentos. Em novembro de 2003, foi transferido para a sucursal do jornal em Brasília (DF), onde cobriu Política.
     
    Migrou para a televisão em agosto de 2005, indo para o SBT, na equipe inicial do jornal de Ana Paula Padrão, da qual foi primeiro produtor de Economia e em seguida de Política. Voltou à mídia impressa em março de 2006, indo para o jornal O Globo, no Rio de Janeiro (RJ), como repórter de Economia.
     
    Em 2009, participou do programa Balboa, da Fundação Diálogos, na Espanha. Além das aulas, nos seis meses que morou em Madri, colaborou para o jornal Expansión, o diário econômico mais vendido em solo espanhol. Voltou ao Brasil para reassumir a posição de repórter de O Globo.
     
    É coautor de dois livros: o Guia Valor Econômico de Licitações (Globo, 2004), em parceria com a jornalista Cristine Prestes; e um outro de humor, Homem Chavão – Uma coletânea definitiva de obviedades para todas as ocasiões (Panda Books, 2004), organizado por Marcelo Duarte.
     
    Ganhou o Prêmio Esso de Economia 2008, em uma série sobre “Desemprego Zero”; o prêmio ABCR 2007, com uma reportagem sobre a insuficiência dos investimentos do PAC; e o Prêmio Fundação Getúlio Vargas – Ministério do Turismo 2010 (FGV/MTur), sobre os impactos econômicos para o Rio de Janeiro dos grandes eventos esportivos que estão programados para a cidade. Com Liane Thedim, conquistou o Grande Prêmio CNT de Jornalismo 2012, com a série de reportagens O Brasil que não viaja de avião, publicada no jornal O Globo. A mesma série foi finalista do Prêmio Esso de Informação Econômica 2012.
     
    Foi escolhido finalista no Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade em outubro de 2013, pela matéria Ameaça Rio Acima desenvolvida em parceria com o jornalista Rafael Galdo, publicada pelo jornal O Globo.
     
     
     
    Atualizado em Outubro/2013 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Jornalistas&Cia  Edição de 17/10/2012
    Informações passadas pelo Jornalista