Hélter Duarte

    H&amamp;eacute;lter Duarte nasceu em 1971, em Goiânia/GO.  Começou na carreira ainda na faculdade de Comunicação Social – Rádio e TV, na Universidade Federal de Goiás/UFG.  Aos 17 anos, já se aventurava na rádio da universidade, acumulando as funções de apresentador e repórter.  Passou num teste numa TV local e começou como repórter e apresentador. Um ano depois (1989), foi para a TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, onde ficou por quase cinco anos como repórter e apresentador de todos os jornais locais.

    A próxima mudança foi para o Recife, contratado pela Rede Globo Nordeste, onde ficou por mais cinco anos, sempre apresentando e fazendo reportagens.

    Em 1998, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou fazendo matérias para os jornais locais e Jornal Hoje, e substituindo os apresentadores que estavam de folga. Tornou-se fixo na bancada do RJTV 1° Edição e durante os anos 2000/2001 apresentou o Bom Dia Rio.

    Ultimamente, era repórter de economia do Jornal Nacional e participava de coberturas especiais, como as transmissões do Rock in Rio. No início de 2012, assumiu o posto de correspondente internacional da TV Globo, em Nova Iorque.

    Além dos assuntos factuais, produziu matérias especial, para o Fantástico. Em destaque a série que fez com o repórter-cinematográfico Sérgio Telles, sobra a epidemia de crack, que surgiu em Nova York nos anos 1980. A série foi exibida no Bom Dia Brasil, em julho de 2013.

    Outro desafio em Nova York, foi cobrir as festas do Oscar e entrevistar celebridades renomadas de Hollywood. Em 2013, a Globo realizou a primeira cobertura com posicionamento privilegiado, direto do tapete vermelho.

    Em 2014, o repórter cobriu as manifestações em Nova York, em consequência do assassinato do jovem negro Michael Brown, que estava desarmado em uma área de Ferguson. Assim como acompanhou o restabelecimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, em dezembro daquele ano.

    Em 2015, cobriu o acordo nuclear firmado entre Estados Unidos e Irã; preparou junto ao repórter cinematográfico Lúcio Rodrigues a série de três reportagens sobre Economia Compartilhada – um jeito novo de oferecer produtos e serviços – para o Jornal Nacional (exibida em julho); e viajou ao Panamá para mostrar a importância do país como centro comercial e financeiro relevante no cenário internacional. A reportagem foi exibida no Jornal Hoje.

    Nos Estados Unidos, Hélter Duarte participou de importantes coberturas, como o episódio em que um atirador matou 12 pessoas em uma sala de cinema no Colorado, durante a estreia de um filme da franquia do Batman, em julho de 2012; ou quando o furacão Sandy chegou com força no norte dos Estados Unidos, causando destruição e morte, em outubro de 2012; os atentados em Boston, quando duas bombas explodiram na chegada de uma tradicional maratona, em abril de 2013, deixando três pessoas mortas e mais de 200 feridas; no mesmo ano, acompanhou a reeleição de Barack Obama para o Jornal Nacional.

    Em comunicado o diretor geral de Jornalismo e Esportes, Ali Kamel, informou em 25 de setembro de 2015, que entre as mudanças na equipe de correspondentes no exterior, da TV Globo, que Helter Duarte, de Nova York, volta ao Brasil. Duarte será substituído por Sandra Coutinho, que já estava em Nova York, mas pela GloboNews.

     

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/RJTV    

    http://pt.wikipedia.7val.com/wiki/Bom_Dia_Rio

    http://www.annaramalho.com.br/news/blogs/anna-ramalho/7053-helter-duarte-afivela-as-malas.html

    http://busca.globo.com/Busca/?query=h%C3%A9lter+duarte

    http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/publico-aguarda-show-do-stevie-wonder-no-rock-in-rio/1646893/