Hélio Gomes

    Hélio Gomes é paulistano e estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Fez, em 1993, o curso de trainees da Folha de S.Paulo e no mesmo ano começou lá a sua carreira, como redator e repórter do caderno Ilustrada.
     
    Foi para a Editora Azul, em 1994, onde foi editor-assistente da revista Bizz, especializada em música e cultura pop, e editor da revista Set, dedicada a cinema e vídeo. Dirigiu a revista masculina Trip durante um ano, até 1997, quando passou a ser diretor de Redação da revista Jovem Pan. Em 2001, ao mesmo tempo em que dirigiu esta revista, foi o primeiro responsável pela equipe de conteúdo do portal Vírgula da rádio Jovem Pan.
     
    Criou a editora GTR e durante alguns anos publicou revistas customizadas para clientes como rádio Jovem Pan, rádio Transamérica e Q!Bazar. Em 2004 foi para a Editora Globo, ficando responsável por uma equipe de 12 pessoas e gestor da marca e dos produtos Galileu, Galileu Vestibular, Galileu História e Galileu Giga, tanto no papel quanto na web.
     
    Em 2009, teve uma breve passagem como diretor de Conteúdo do site Ikwa. Foi, então, ocupar o cargo de editor-executivo na Editora Três: além de chefiar o setor online da redação da revista IstoÉ (site, iPad, celular e smartphones), acumulou a função de editor de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da edição impressa.
     
    Desde junho de 2012, passou a ocupar o cargo de diretor de Conteúdo Brasil da Terra Networks. Após três anos a frente da Diretoria do Terra, negociou sua saída no bojo de mudanças que a Telefonica da Espanha promoveu no negócio por causa da queda na receita publicitária. “Isso afetou diretamente a área de Conteúdo, tornando sem sentido a minha função”, informou ao Jornalistas&Cia.
     
    Refletindo sobre o trabalho realizado como responsável pelo conteúdo do portal Terra Brasil por três anos e meio, postou na sua página do LinkedIn: “liderei uma equipe que chegou a contar com 150 jornalistas, fotógrafos, designers e profissionais de vídeo espalhados por São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília… Sob minha direção, capacitamos uma redação multimídia e multiplataforma, que realizou coberturas marcantes e inovadoras como as das manifestações de junho de 2013, da Copa do Mundo no Brasil e das Eleições de 2014″. Leia o depoimento completo, aqui.
     
     
     
    Atualizado em agosto/2015 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Informações prestadas pelo próprio jornalista
     
    http://www.linkedin.com/pub/hélio-gomes/11/279/971
     
    Confirmação dos dados recebido em 14/06/12