Guto Abranches

    Guto Abranches nasceu em 1963, em São Paulo, SP. Se formou em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1986.
    Começou a carreira em 1983, em seu primeiro ano de faculdade. Na época, fazia reportagens para a Sigla, agência de fotojornalismo ligada à Gamma Francesa. Um ano depois, estava no Anhangabaú presenciando e cobrindo a manifestação popular para as eleições diretas.
    Foi ainda repórter da Folha de S.Paulo e da revista Veja. Dentre as principais coberturas antes dos anos 90 estão a conquista e morte de Tancredo Neves e a luta Collor x Lula.
    Em 1990/91, passou a trabalhar em tevê, começando pela TV Cultura, em São Paulo. Lá ficou seis anos, fazendo reportagens para os principais telejornais e programas, inclusive uma ponta no premiado infantil Mundo da Lua, no papel de repórter. 
    Entre as matérias dele estão, Pedro e Thereza Collor, impeachment de Fernando Collor, o massacre no Presídio do Carandiru, planos econômicos, o Real, e as mortes de Jânio Quadros, Ulysses Guimarães e Ayrton Senna. Em 1996, fez parte do telejornal dirigido por Ricardo Kotscho na CNT.
    Está na TV Globo desde agosto de 1996. Inicialmente trabalhou nos telejornais da tevê em São Paulo, fazendo matérias para o SPTV, Jornal Hoje, Jornal da Globo etc., isso até a abertura do canal GloboNews, para a qual foi contratado.
    Ancorou e editou, por seis anos, o bloco de São Paulo do Jornal das Dez, quando foi convidado a dirigir e apresentar o Conta Corrente, telejornal diário de economia da GloboNews. ? Segundo o portal da Rede Globo, apesar do teste vocacional dele ter dado Biologia, ele foi estudar Engenharia e acabou jornalista. 
    Três meses depois, foi convidado por Alice Maria para integrar o primeiro canal de jornalismo 24 horas do Brasil, a Globo News. Ali conheceu a jornalista Flavia Rua, com a qual se casou. 
    Desde o início de 2002 é o editor-chefe e apresentador do programa Conta Corrente 2a. edição, da Globo News, no Rio de Janeiro, RJ.
     
     
    Atualizado em Janeiro/2013 – Portal dos Jornalistas
    Extraído do livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).
    Fonte: