Fernanda Furquim

    Fernanda Furquim é Jornalista e transformou a paixão por séries em profissão que exerce desde 1995. Especializada em séries traz informações, comentários e curiosidades sobre a produção de seriados de todas as épocas.

    Desde junho de 2010 passou a escrever para o site da Veja, da Editora Abril, falando do fantástico universo das séries, seriados e minisséries da TV. O foco é à programação das TV americana, inglesa, canadense e brasileira, mas, de tempos em tempos, ela também migra para as produções de outros países.

    Entre 1995 e 1997, publicou o fanzine TV Land, o qual foi transformado na revista TV Séries e foi descontinuado em 2001, ano em que publicou o primeiro livro, Sitcom: Definição e História, pela Editora FCF.

    Retornou com o blog Revista TV Séries o qual foi mantido até dia 24 de junho de 2010. Seu conteúdo foi transferido para o blog postado no site do terra, NovaTemporada. O blog tornou-se um arquivo de pesquisas com mais de 5 mil postagens publicadas entre 2006 e 2010.

    Em 2008 começou a ministrar oficinas sobre a história e a evolução das séries de TV americanas; no mesmo ano publicou o segundo livro, As Maravilhosas Mulheres das Séries de TV, pela Panda Books.

    Sobre as séries Fernanda tem avaliações: “Algumas são boas, diz, outras ruins, algumas maravilhosas, outras sofríveis, mas todas se resumem a uma única estrutura: personagens e roteiros, nessa ordem. As séries são primeiro personagens e depois roteiros. Algumas produções seriadas conseguem colocar desenvolvimento de personagens e de roteiro no mesmo nível; são aquelas que estão acima da média, pois isto é algo difícil de alcançar”.

    O acompanhamento do desenrolar das histórias e o tratamento de produção permitem uma recomposição de época. De acordo com Fernanda “as transformações estéticas e narrativas pelas quais as séries passaram as elevam ao mesmo nível das produções cinematográficas, nos dias atuais. O futuro é promissor, visto que a tendência da TV americana, e mundial, é adotar cada vez mais a coprodução internacional. Afinal, as séries refletem o retrato cultural de um país em suas respectivas décadas”.

    O blog de Fernanda na Veja é atualizado diariamente, trazendo informações, curiosidades e opiniões sobre as séries e seus atores, de todas as décadas.

     

    Atualizado em maio/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Site

    http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/

    http://www.tvseries.com.br

    https://www.facebook.com/fernanda.furquim/about

    FERNANDA FURQUIM: A MAIS NOVA COLUNISTA DA REVISTA “VEJA” FALA TUDO SOBRE SÉRIES DE TV