Felipe Pena

    Felipe Pena de Oliveira assina Felipe Pena na maioria dos textos. É doutor em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PucRio), fez seu pós-doutorado em Semiologia na Université de Paris-Sorbonne III (França).
     
    Começou no Telejornalismo em 1995, na extinta Rede Manchete. Trabalhou também na RedeTV!, UTV, TV Comunitária e TVE Brasil.
     
    Dá aulas de Telejornalismo e Linguagens Audiovisuais no curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).
     
    Foi o fundador e primeiro coordenador da pós-graduação em Jornalismo Cultural e em Telejornalismo da Universidade Estácio de Sá. Lecionou como professor visitante na Universidade de Salamanca (Espanha).
     
    Escreveu livros na área de Comunicação, além de Seu Adolpho, (Usina de Letras, 2010) biografia do empresário Adolfo Bloch e a personalidade do carismático capitão de imprensa, que comandou império da Editora Bloch, fundador da revista e da TV Manchete. Estreou na literatura com o romance Fábrica de Diplomas (Sette Letras, 2008), primeira parte da sua Trilogia do Campus.
     
    Entre as demais obras publicadas estão: O Mmarido Perfeito Mora ao Lado (Record, 2010), O Verso do Cartão de Embarque (Record, 2011), A Volta dos Que Não Foram (Sette Letras, 1998), Teoria da Biografia Sem Fim (Mauad, 2002), Teoria do Jornalismo (Contexto, 2005), traduzido na Espanha como Teoría del Periodismo (Comunicación Social).
     
    Em seu blog Rascunhos Virtuais estão as sinopses dos livros lançados, além de espaços para um fórum de discussão, programas das aulas, links, caderno de notas e texto para os alunos dos cursos que conduz.
     
    Foi convidado do Estúdio i, da Globo News, em cinco de dezembro de 2013, e um dos assuntos sobre os quais falou foi a "separação”, tema de seu último livro Beijo na Testa É Pior que Separação (Primavera, 2013). Ele também falou sobre causas, efeitos e soluções. Sobre mesmo o livro falou também no Programa do Jô que foi ao ar na TV Globo no dia 28 de novembro de 2013, com reprise nos melhores momentos da semana, em primeiro de dezembro de 2013, no GNT.
     
    No Twitter ele se apresenta com bom humor, e após as qualificações conclui: “Escritor e professor da Univ. Federal Fluminense. Doutor em Literatura pela PUC, pós-doutor pela Sorbonne e ignorante por conta própria. Autor de 14 livros”.
     
     
    Atualizado em dezembro/2013 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes: