Fabrício Carareto

    Fabrício Carareto Barciela Marques nasceu em Fernandópolis (SP), no dia 31 de agosto de 1977. É formado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, de Bauru (SP), em 1998. Especializou-se em Jornalismo Científico na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP) no ano 2000.
     
    Começou a carreira no Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP), no começo do ano 2000, trabalhando como correspondente. Tornou-se repórter do caderno de Cidades em agosto de 2000, passando para o de Política em janeiro de 2001. Em 2002 passou a editar o caderno, além de ganhar uma coluna no jornal. Foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo 2005, na categoria Interior, ao lado de Alexandre Gama e Rodrigo Lima, com a matéria Voz do Povo.
     
    Em 2006 passou a editor-executivo e assumiu o comando do jornal em fevereiro de 2008, ficando no cargo de editor-chefe até abril de 2015. Era responsável pelo blog Malleus Politicorum, onde escrevia sobre Cultura, Sociedade, Comportamento, Mundo e Política. Teve que lidar com diversas tentativas de cerceamento da liberdade de expressão e intimidação do exercício profissional envolvendo a publicação e os repórteres do jornal.
     
    Desde julho de 2015 atua como gerente de Jornalismo da rádio CBN Grandes Lagos (SP), em São José do Rio Preto, onde também é âncora do Jornal CBN Grandes Lagos.
     
     
    Atualizado em março de 2017
     
    Fontes:
    J&Cia – Ed. 730