Eduardo Bueno – Peninha

    Eduardo Bueno é mais conhecido como Peninha, nasceu em Porto Alegre, RS, no dia 30 de maio de 1958.

    Iniciou a sua vida profissional aos dezessete anos, como repórter do jornal gaúcho Zero Hora, onde ganhou o apelido de “Peninha”, o repórter do jornal ‘A Patada’, personagem do Disney. Na época foi um dos nomes da equipe do jornalista paulista Augusto Nunes no ZH.

    Trabalhou em praticamente todos os jornais, revistas e emissoras de televisão do país, entre as quais TV Globo, Manchete, TV Cultura, TV-Rs, jornais O Estado de S.Paulo, Zero Hora e vários outros. Eduardo Bueno também já escreveu vários roteiros de TV e cinema.

    Atuou como editor, roteirista, tradutor, e trabalhou em diversos veículos de comunicação. Ficou conhecido do público jovem gaúcho pela sua participação no programa Pra Começo de Conversa, da TV Educativa de Porto Alegre.

    Em 1988 teve também um quadro em outro programa daquela emissora educativa gaúcha, no horário do almoço, ao lado de Maria do Carmo Bueno, Zé Pedro Goulart, Cândido Norberto e outros.

    Além de jornalista Eduardo Bueno é escritor, editor e tradutor. Foi o primeiro escritor, nos últimos 12 anos, a possuir três títulos na lista dos best-sellers dos principais jornais e revistas do país.

    Autor da coleção Terra Brasilis – sobre a história colonial do Brasil, entre os títulos da coleção que lançou – Viagem do Descobrimento, Náufragos, Traficantes e Degredados e Capitães do Brasil – venderam mais de 400 mil exemplares. Eduardo Bueno já teve antes outros sucessos editoriais: ele é o autor de Blá, Blá, Blá – A biografia autorizada dos Mamonas Assassinas (L&PM Editores), que vendeu mais de 100 mil exemplares.

    Como tradutor, seu trabalho pode ser conferido em On the Road / Pé na Estrada, de Jack Kerouac, um clássico da cultura beatnik da década de 1950, que traduziu para o português, traduzido na década de 80. O livro deflagrou a onda da literatura beat no Brasil e vendeu mais de 150 mil exemplares. Ao todo, Bueno traduziu 22 livros. Como editor, Bueno já trabalhou em mais de 200 títulos, colaborando com algumas das principais editoras brasileiras.

    Foi escolhido o melhor editor do ano, em 1984, pela revista Istoé, quando trabalhava para L&PM Editores.

    Possui 25 títulos publicados, dentre os quais, diversos ligados à história brasileira, entre as quais:  Caixa – uma História Brasileira, sobre a Caixa Econômica Federal, À Sua Saúde – a Vigilância Sanitária na História do Brasil sobre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Grêmio – Nada Pode Ser Maior, sobre o time de Porto Alegre, além de ter participado de um projeto sobre a biografia do artista Bob Dylan. Conquistou o Prêmio Jabuti, em 1999, com a coleção Terra Brasilis. A bibliografia assinada por Eduardo Bueno está na Linha do Tempo deste perfil.

    O autor considera, ainda, que há espaço para outras obras e afirma ter desejo de escrever ainda sobre o período pré-Cabralino, sobre as bandeiras e sobre o Brasil Holandês.

    É comentarista do canal de TV por assinatura The History Channel no O Brasil por Eduardo Bueno, que estreou na programação no dia 4 de junho de 2010. É considerado “a cara” do canal no Brasil.

    Entrevista do autor e jornalista Eduardo Bueno no Programa do Jô falando de seu livro Brasil: Uma História. No dia 7 de setembro de 2010.

    Eduardo Bueno é torcedor doente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e é conhecido por ser defensor do chamado “futebol-força”.

     

     

    Atualizado em dezembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.seuhistory.com/etiquetas/o-brasil-por-eduardo-bueno

    http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=909391

    https://twitter.com/brasil1historia