Ed Wanderley

    Ed Wanderley é pernambucano e estudou Jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Administração na Universidade de Pernambuco (UPE) e Publicidade/Marketing no Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, todos na cidade do Recife (PE).
     
    Na carreira, passou pela TV Jornal, afiliada do SBT em Pernambuco, e pela TV Tambaú, afiliada da mesma emissora na vizinha Paraíba. Ingressou no Jornalismo impresso no Diário de Pernambuco, em março de 2010, onde se destacou com matérias sobre Educação, Cidades, Cotidiano e Tecnologia.
     
    Venceu o Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2011, com o especial multimídia Era uma casa nada engraçada, que também ganhou o Prêmio Abecip de Jornalismo 2010 e o Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo 2010. O trabalho faz um raio-x das políticas habitacionais em Pernambuco e no Brasil e relata o drama de mais de um milhão de pernambucanos que não conseguem obter uma casa própria.
     
    Junto com Elian Balbino, foi premiado na categoria Mídia Eletrônica/Internet do Prêmio BNB de Jornalismo 2011 pela matéria Dos bicos aos bytes, que retrata iniciativas de jovens que alcançaram sucesso e conquistam dinheiro com novos empreendimentos na Internet. A série de reportagens também venceu o Prêmio Sebrae 2011, nas categorias Estadual e Regional Nordeste e o Prêmio Porto Digital 2011, na categoria Jornalismo Digital.
     
    Em 2012, venceu o Prêmio de Comunicação e Justiça 2012, na categoria Vídeo/Nacional, pelo documentário Lixo quem se lixa. Em novembro de 2012, ganhou o Prêmio Abdias Nascimento, dedicado aos jornalistas e reportagens que envolvem a questão racial no Brasil, na categoria Especial de Gênero pela matéria Negra é minha cor.
     
    No Diário de Pernambuco, atua como repórter multimídia, gerando conteúdo para o jornal impresso e para a web. Uma parte expressiva do seu trabalho está nas matérias para o caderno Vida Urbana (Cidades), o maior do jornal, mas também faz coberturas para as demais editorias, de Esportes ao caderno Viver (Cultura).
     
    Edita o blog Papo de Guerra, alocado no portal Blogger desde outubro de 2010.
     
     
    Atualizado em maio/2013 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:

    http://www.old.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?Materia=20111206204830