Denise Campos de Toledo

    Denise Campos de Toledo nasceu em São Paulo (SP). É formada em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PucSP).
     
    Iniciou a carreira como revisora em O Estado de S.Paulo (SP), passando em seguida para a função de repórter econômica no Jornal da Tarde, acumulando também a tarefa de colunista do Suplemento Feminino do Estadão. Compunha a equipe do Jornal da Tarde que venceu o Prêmio Esso de Jornalismo de 1987 com a série de matérias Diga Não ao Leão, que levou o governo federal a alterar as regras de tributação na declaração do Imposto de Renda daquele ano.
     
    Nos anos 80 e 90, apresentou o programa Lucros e Perdas, na rádio Eldorado. Foi comentarista de Economia da CBN, do programa TJ Brasil do SBT e do telejornal 60 Minutos da TV Cultura. Atuou como repórter e comentarista da TV Manchete, como colunista do portal America On-line, como coordenadora editorial do Tendências Consultoria e como apresentadora e editora-chefe do programa TV Economia na RedeTV!.
     
    Desde 2000 é comentarista da rádio Jovem Pan AM e do portal Jovem Pan On-line, onde, diariamente, também apresenta o jornal Nosso Rico Dinheirinho (que anteriormente possuía o nome de Jornal de Economia), e analista econômica para o Canal Invertia do Portal Terra.
     
    Atuou como comentarista de Economia nos telejornais do SBT entre agosto de 2003 e fevereiro de 2014. Ainda abordando a área de Finanças Pessoais, lançou o livro Assuma o Controle das Suas Finanças (Gente, 2008), onde mostrou que é possível balancear os gastos rotineiros e os que proporcionam prazer com a construção de patrimônio e, consequentemente, a possibilidade de enriquecer.
     
    Foi contratada pela TV Gazeta em fevereiro de 2015, ficando responsável pela área de Economia Popular do Jornal da Gazeta, participando do telejornal duas vezes por semana.
     
    Comemorou ao vivo a conquista do Troféu Mulher Imprensa 2016, na categoria Melhor Comentarista de Rádio: “Um ouvinte me parabenizou no Twitter, eu estava 'no ar' e comecei a tremer! Me pegou de surpresa”, conta. Já havia vencido a premiação em 2009. Está no Top 50 entre Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, segundo apuração do J&Cia em parceria com a Maxpress.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016.
     
    Fontes:
    Assessoria de Imprensa da Jovem Pan – Spoksman – 21/3/2016