Danilo Macedo

    Nascido em Brasília (DF), Danilo Macedo viveu uma temporada na Europa em 2004, trabalhando e estudando em Londres. Fala inglês e espanhol. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2006. No ano seguinte, foi selecionado pelo jornal O Estado de S.Paulo para seu programa de treinamento.

    Na Agência Brasil desde outubro de 2007, participou de grandes coberturas nas áreas de economia, política e internacional, como setorista no Ministério da Agricultura, Palácio do Planalto e Itamaraty.

    Cobriu as Paralimpíadas de Pequim 2008, as Olimpíadas de Londres 2012, o funeral de Nelson Mandela, na África do Sul, em 2013, e a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, para a Agência Brasil, a TV Brasil e as Rádios EBC, veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Também participou da cobertura de eleições presidenciais, visitas de chefes de Estado, da Copa das Confederações de 2013 e da produção dos especiais Alimentos Orgânicos, Crise Mundial: o que fazer? e 1964: Democracia Interrompida.

    Na cobertura do funeral de Mandela, em dezembro de 2013, produziu, junto com o fotógrafo Marcello Casal e o cinegrafista Osvaldo Santos, material exclusivo para a Agência Brasil e a TV Brasil, como a entrevista com o ativista Jesse Jackson, que lutou pelos direitos dos negros nos EUA ao lado de Martin Luther King. Mostrou a comoção dos sul-africanos, as filas quilométricas para o último adeus em Pretória, as homenagens em frente à casa do ícone da luta contra o apartheid em Joanesburgo e o dia pós-sepultamento, quando foi celebrado no país o Dia da Reconciliação.

    Em 2011, produziu, junto com uma equipe de jornalistas, uma série de reportagens em inglês sobre o crescimento econômico brasileiro para o Serviço Mundial da BBC na internet, no rádio e na TV. Em 2012, foi produtor da série Presidentes Africanos em Angola, Cabo Verde e na República Democrática do Congo. Transmitida pelo canal por assinatura Discovery Civilization e pela TV Bandeirantes, a série conta a história de países da África e apresenta seus principais desafios, com a visão dos presidentes em exercício. Foi eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor programa de TV de 2013 na categoria Documentário

     

     

     

    Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas.

     

    Fonte:

    Informações conferidas pelo jornalista.

    http://www.facebook.com/danilo.macedo.142, acessado em maio/2012,

    http://www.linkedin.com/pub/danilo-macedo/28/236/425, acessado em maio/2012,

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-08/ministros-brasileiros-consideram-insatisfatorias-sugestoes-de-paises-para-declaracao-final-da-rio20, acessado em maio/2012,

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-01/fifa-lanca-logomarca-da-copa-das-confederacoes, acessado em maio/2012.