Daniel Japiassu

    Daniel Japiassu Lins nasceu em 30 de março de 1972, em São Paulo (SP). É jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 1993, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela Fundação Cásper Líbero (SP), em 1997. É filho dos jornalistas Moacir Japiassu (1942–2015) e Marcia Lobo e casado com Larissa Purvinni, também jornalista.
     
    Iniciou a carreira como repórter do caderno Divirta-se do Jornal da Tarde (SP), em 1993. No ano seguinte, acumulou a função de subeditor do Caderno de Sábado, dedicado à publicação de resenhas literárias. Após sair do JT, em dezembro de 1994, tornou-se colaborador de diversas revistas, como Claudia (SP) e Nova (SP), da linha feminina da Editora Abril, e Conecta (SP), dedicada à informática.
     
     De abril de 1995 a julho de 1996, foi subeditor do caderno de Informática da Folha de S.Paulo (SP), cobrindo feiras e eventos do setor, além de atuar como repórter especial de Infraestrutura e escrever também para o então recém-criado portal Universo Online, atual UOL. Deixou a Folha para ser subeditor de Variedades da CartaCapital (SP). Foi na revista que se especializou em jornalismo econômico. Escreveu vários perfis de personagens do mundo corporativo enquanto trabalhou na publicação.
     
    No ano 2000, foi ser editor da revista Horizonte Geográfico (SP), onde ficou por pouco tempo. Tornou-se editor da revista República (SP), que acabou fechando as portas logo depois. Durante os três anos seguintes, se dividiu entre colaborações em revistas as mais diversas (Vogue, Casa Vogue, Vero Alphaville, Trip, Expand e MIT Revista) e um mergulho no mundo tecnológico: foi editor de conteúdo dos sites Patagon, InvestNews e Cidade Internet.
     
    Em 2004, foi contratado pela Artell Editora para ser editor-executivo das revistas Vivo, Gallery Style, 33, Together e Leaders. Deixou o cargo em dezembro de 2006 e, já no início do ano seguinte, transferiu-se para a Custom Editora, como editor-executivo da MIT Revista (SP), feita sob encomenda para a Mitsubishi. Continuou colaborando com a publicação quando optou por aceitar o cargo de editor-executivo da Revista MTV (SP). A publicação, no entanto, foi descontinuada ainda em 2007.
     
    A colaboração com a MIT voltou a tornar-se efetiva em 2009, quando reassumiu o posto que ocupara na publicação. Tornou-se, ainda, editor do site da revista Living Alone (SP), dirigido a pessoas que moram sozinhas em São Paulo, da mesma editora. No começo de 2010, anunciou que deixava a Custom para abrir a sua própria empresa, a j&p Comunicação, em sociedade com sua esposa Larissa. Lançou a sua própria revista (bimestral, de luxo), a Football (SP), com a missão de contar as histórias do esporte número um dos brasileiros. Em junho, foi lançado o site da publicação.
     
    Em julho de 2011, passou, paralelamente, a reforçar a coluna Direto da Fonte, de Sônia Racy, em O Estado de S.Paulo.
     
     
    Atualizado em dezembro de 2011.
    Fontes:
    Informações fornecidas pelo jornalista
    Arquivo Jornalistas & Cia.