Daniel Barbosa

    Daniel Gonçalves Barbosa nasceu em Belo Horizonte (MG), em 29 de fevereiro de 1972. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).
    Iniciou a carreira profissional como repórter do Jornal da Cidade Nova, periódico de circulação nos bairros da região nordeste de Belo Horizonte, que compreende os bairros de Cidade Nova, Silveira, Nova Floresta, Renascença, Ipiranga, Palmares e União. Posteriormente, em 1996, foi contratado pelo jornal O Tempo, como repórter do caderno Magazine (Cultura), onde, durante muitos anos, foi responsável pela cobertura dos fatos relacionados à cultura local em suas diversas manifestações, como Música, Artes Plásticas, Cinema e Teatro.
    Assumiu, depois, a função de redator e crítico musical do caderno e tem se dedicado às coberturas de Festivais Musicais, área que tem mais afinidade.
    Durante a carreira, trabalhou alguns períodos como repórter da Gazeta Esportiva Online e fez diversas colaborações para revistas, como a Palavra.
    Em 2009, foi finalista do Prêmio PQN de Ouro, na categoria Melhor Repórter de Cultura, promovido pelo portal Pão de Queijo Notícias.
    Também é músico e um dos integrantes da banda mineira Vulgaris, grupo formado no final da década de 1990, adeptos do rock rude, hardcore e alternativo.
    Atualizado em 17 de abril de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pelo próprio jornalista