Cristina Lyra

    Cristina Lyra Fialho nasceu no dia 3 de abril de 1976, no Rio de Janeiro (RJ). Formou-se em Jornalismo pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade/RJ), em 1997.
    Começou a carreira trabalhando para uma produtora de vídeo independente, a Rio Sport Lux, que produzia os programas Circuito Rio e SportMix para a rede de televisão CNT. Lá aprendeu a editar imagens, fazer roteiros e operar câmeras. Entretanto, trocou de profissão e iniciou a de modelo e manequim na Mega Models. Fazendo comerciais, reaproximou-se da televisão e do jornalismo esportivo, atuando como repórter na TVE (RJ), no programa Ataque.
    Mudou-se para São Paulo e, em 2002, trabalhou como apresentadora de telejornais e programas esportivos nas emissoras a cabo BandNews e BandSports, da Rede Bandeirantes, como o Esporte Total, o Show do Esporte e o Jornal da Noite. Transferiu-se, em 2004, para a RedeTV!, como apresentadora do Esporte Interativo, participando de transmissões esportivas da NBA, da Liga dos Campeões da Uefa e do Campeonato Inglês de Futebol. Assumiu o comando do TV Esporte Notícias, ao lado de Cláudia Barthel, em setembro daquele ano.
    Em maio de 2005, substituiu Roberto Avallone no programa RedeTV! Esporte, ao lado de Fernando Vanucci, e passou a apresentar as transmissões do Campeonato Brasileiro da Série B, do Showbol e da Liga Futsal. Em 2006, apresentou o reality show The Contender ? O Desafiante, aos domingos à noite. Nesse programa, popularizou o bordão: Vai correr ou vai encarar?
    Voltou a fazer reportagens em 2007, mostrando os bastidores dos principais jogos do Campeonato Paulista para o programa Bola na Rede, além de eventualmente participar do quadro Jogos Perdidos. O fim do RedeTV! Esporte a redirecionou para o jornalismo geral: passou a apresentar a previsão do tempo no Notícias das 7 e no RedeTV! News. Passou, em 2008, a apresentar a edição matutina do Leitura Dinâmica e o Good News, continuando com o Notícias das 7.
    Interinamente, no início de 2009, foi apresentadora do RedeTV! News, ao lado de Renata Maranhão e, depois, de Estefânia Farias. Voltou ao jornalismo esportivo ainda nesse ano, como apresentadora do UFC Sem Limites, dedicado ao MMA. Paralelamente, desde 2010, voltou a apresentar o bloco esportivo do RedeTV! News e o Good News.
    Flamenguista e fã de Zico, adora a exótica comida asiática e orquídeas.
    Atualizado em janeiro de 2012.
    Fontes: