Christian Petermann

    (Morreu em São Paulo (SP) em 3 de maio de 2016)

     
    Christian Petterman era formado em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e especializado em Cinema.
     
    Começou a carreira no Video Home Jornal, semanário distribuído em locadoras, que pertencia ao Brasil Post, jornal publicado em São Paulo para a comunidade inglesa.
     
    Entre outras atividades, foi editor assistente do Guia de Vídeo da Editora Nova Cultural e da revista GMagazine, assessor de imprensa do Videoclube Elétrico e editor da revista Set, especializada em cinema. Atuou como coeditor na revista Trade-Ver Vídeo e colaborou com as revistas Interview, Vogue, Bizz e Contigo. Assinou a agenda cultural do site Nossa Vitrine e participou como colunista do programa Manhã Paulista, apresentado por Claudio Matarazzo na TV Gazeta, em São Paulo.
     
    Escreveu para o Guia da Folha de S.Paulo, para as revistas IstoÉ, Rolling Stones e Júnior, além de ter participado do programa Todo Seu, apresentado por Ronnie Von na TV Gazeta, de São Paulo.
     
    Em função de seu grande conhecimento na área era constantemente convidado a participar de eventos, como a Mostra de Cinema de São Paulo e Mostra de Audiovisual Israelense. Ministrou cursos, oficinas e workshops sobre Cinema.
     
    Christian Petermann morreu aos 49 anos, em 3 maio de 2016, em uma noite de terça-feira. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, em SP, desde o dia 29 de abril, após sofrer infarto com uma parada cardiorrespiratória em decorrência de uma crise de asma.

    A informação foi divulgada na página da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine). Petermann era um dos sócios-fundadores da entidade.

    Crítico de cinema há 30 anos ele seguia participando do programa Todo Seu, apresentado pelo artista Ronie Von, na TV Gazeta.

    Christian escrevia para a revista Rolling Stone. Também foi colaborador da revista Set e do Guia publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, trabalhava com curadoria e dava aulas sobre cinema.

     

     
    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: