Cecília Dionízio

    Cecília Dionízio é bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes, SP, desde 1990. Concluiu em 1997 especialização em Jornalismo pela Fundação Casper Líbero, em São Paulo, SP.

    Começou no jornalismo escrevendo para a revista Quatro Rodas, em abril, 1987.

    Em agosto de 1992 tornou-se Coordenadora de Imprensa da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo. Na Fundação por mais de 7 anos foi responsável pela divulgação, e manutenção das notícias relacionadas a pesquisas científicas, evolução na Educação e demais assuntos relacionados ao universo da então Escola Paulista de Medicina. Na ocasião, participou da criação do manual Corra que a Imprensa Vem Aí, bem como contribuiu com o esclarecimento por meio da imprensa, de fatos curiosos que tiveram repercussão nacional, tais como: menino com o corpo cheio de agulhas; primeira ameaça de bomba no avião da Tam; primeira cirurgia intra-uterina; primeiro transplante renal; entre outros muitos exemplos! Deixou a Fundação em maio de 2000 quando mudou-se para o interior de São Paulo.

    Como repórter especializada em Saúde começou no Grupo Diário de Comunicação (GDC), no Diário da Região de São José do Rio Preto, SP, em agosto de 2000. No jornal venceu vários prêmios.

    Foi vencedora do III Prêmio Latinoamericano de Jornalismo em Saúde Cardiovascular, em 2009. O prêmio é uma iniciativa da Sociedade Interamericana de Cardiologia, em parceria com a Pfizer, com a matéria Células-tronco regeneram coração, publicada em 16 de outubro de 2008, no Caderno Vida & Arte, do Diário da Região.

    Em 2011 foi vencedora em 1º Lugar do III Prêmio Sbim de Jornalismo. Prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Imunologia em 2011 por uma matéria que trata sobre a importância de se vacinar as crianças contra as doenças pneumocócicas, em especial contra o VSR, vírus sincicial respiratório, que ataca nos meses de março a setembro – Diário da Região.

    Ficou entre as cinco finalistas do 1º Reconhecimento American Cancer Society de Excelência em Jornalismo no Brasil com a série de matérias Novos medicamentos no combate ao câncer, publicada na revista Bem-Estar, do Diário da Região.

    Conquistou o 2º Prêmio de Jornalismo Medtronic em fevereiro de 2013 em primeiro lugar, este prêmio que visa estimular a produção de matérias sobre inovações tecnológicas para a área de saúde, com a série de reportagens Tecnologia na Saúde, publicadas em janeiro de 2012. No mesmo prêmio e edição concorreu com dois outros finalistas, na categoria impresso, O Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo.

    Venceu em dezembro de 2014 o IV Prêmio SBIm de Jornalismo em Saúde, com a reportagem Meningite na mira da saúde, publicada pelo Diário da Região.

    Segue em dezembro de 2014 na reportagem do Diário da Região, onde no próximo ano completará 15 anos de trabalho.

     

     

    Atualizado em dezembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://br.linkedin.com/pub/cecilia-dionizio/21/366/68

    www.diarioweb.com.br