Carolina Braga

    Carolina Magalhães Braga nasceu em Uberaba (MG), em 1° de outubro de 1978. Estudou Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), formando-se no ano 2000. É pós-graduada em Crítica de Cinema e Música Pop pela Universitat Rámon Llull, de Barcelona (Espanha), em 2007. Possui mestrado em Comunicação e Novas Linguagens, obtido em 2009, e doutorado em Jornalismo – Comunicação e Novas Linguagens, em 2013, pela Universidad Autónoma de Barcelona, através de convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), de Belo Horizonte (MG). É autora da tese A crítica jornalística de cinema na internet: um dispositivo em transformação.

    O primeiro emprego no Jornalismo foi como estagiária na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Posteriormente, já formada, assumiu o cargo de produtora web na Agência de Comunicação Lápis Raro, onde permaneceu por poucos meses.

    No início de 2001 atuou na TV Minas (MG), como assessora de imprensa. No segundo semestre daquele ano, foi trabalhar como repórter na rádio Guarani FM (MG), onde era responsável pela produção de matérias para os programas Diversão e Arte e Cultura Geral. Na mesma época, também produzia o programa Primeira Página na TV Alterosa (MG), permanecendo até sua descontinuidade, em 2006.

    Entre 2006 e 2008, foi morar em Barcelona, onde atuou como correspondente internacional para o programa Conexão Europa, da rádio Guarani (MG). No período, teve a oportunidade de cobrir grandes festivais internacionais, como o British Film Awards (Bafta), em Londres (Inglaterra), o Festival de Cinema de Cannes (França) e o International Film Festival, de Roterdã (Holanda).

    De volta ao Brasil, em 2008, foi promovida a editora de Cultura na Guarani. Paralelamente, passou a colaborar com o jornal Correio Braziliense (DF) e para a revista Bravo (SP). Desde abril de 2009, atua como coordenadora do Núcleo Cultural do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte (MG). Produziu e apresentou o quadro Agenda Cultural, da TV Alterosa, entre 2009 e 2011.

    A partir de junho de 2011, passou a atuar como repórter multimídia da editoria de Cultura no jornal impresso e no portal do Estado de Minas (MG). Recebeu, em março de 2014, a bolsa Gabriel García Márquez de Jornalismo Cultural, promovida pela Fundación para el Nuevo Periodismo Gabriel Garcia Marquez, da Colômbia. Durante nove dias, participou de oficinas sobre Cinema e Cultura Popular em Cartagena (Colombia), com 14 outros jornalistas de todo o mundo e acompanhou o Festival Internacional de Cinema da cidade.

    Começou a atuar no magistério em abril de 2014, como professora do UniBH.

    Desligou-se do Estado de Minas em setembro de 2016 para se dedicar a projetos pessoais, entre eles o lançamento do blog Culturadoria, destacando temas do Jornalismo Cultural, e um conjunto de consultorias, também na área de Comunicação e Novas Mídias, para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

     

    Atualizado em setembro de 2016

    Fontes: