Ariosto Mesquita

    Ariosto Mesquita nasceu em Juiz de Fora/MG no dia 5 de dezembro de 1963. Formou-se jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1985. É especialista em administração de marketing e comércio exterior pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação e Universidade Católica Dom Bosco (INPG/UCDB) e mestre em produção e gestão agroindustrial pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP).
     
    Começou a carreira, em 1986, como repórter da TV Campo Grande, afiliada ao SBT, onde também exerceu as funções de produtor e editor. No mesmo período também foi repórter e editor do jornal Correio do Estado em Campo Grande/MS.
     

    Em 1989 fundou e assumiu o primeiro mandato como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. No ano seguinte lançou o Oeste Turismo, jornal que dirigiu até 1995.

    De 1991 a 1993, foi chefe de redação das Coordenadorias de Comunicação das Prefeituras de Campo Grande e Ponta Porã, ambas no Mato Grosso do Sul. Ainda no mesmo período, assumiu como editor do jornal Diário da Serra.

    Diretor de redação na agência Art & Traço por mais dois anos, foi, na mesma época, repórter do jornal Diário da Serra, além de ter cumprido seu segundo mandato na presidência da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.

    Em 1998 fundou uma agência de assessoria de imprensa chamada Escritório de Imprensa, onde permaneceu por cinco anos. Nesse meio tempo foi repórter em O Progresso, conselheiro de programação da TVE e correspondente das revistas Safra e Produtor Rural, ambas voltadas para o agronegócio.

    É, desde 2005, repórter na revista Panorama Rural. Ariosto também trabalha como repórter para a revista DBO, tabloide lançado em março de 1982, inicialmente impresso em preto e branco. A revista é um dos braços da empresa, que também edita as revistas Mundo do Leite e DBO Agrotecnologia, o portal DBO e o programa ‘DBO na TV’ veiculado pelaTerraviva.

    Em 2012 passou a atuar nas mídias digitas. Entrou como repórter no portal Universo Agro. O jornalista utiliza sua página no twitter para divulgar as reportagens realizadas para os três veículos que trabalha.

    Recebeu diversos prêmios, entre eles estão três Famasul de Jornalismo (2008, 2009 e 2011); dois OCB/MS de Jornalismo (2009 e 2010) e dois Sebrae de Jornalismo (MS e Centro-Oeste, ambos em 2011).

    Em 2011, ganhou também o Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo, considerado o principal da imprensa rural brasileira. A reportagem vitoriosa foi ‘Ovo do Oriente’. A matéria mostra a saga da comunidade oriental Iju-Chi, localizada em Terenos (MS), empenho de uma coletividade que gerou a Cooperativa Mista de Várzea Alegre, responsável pela produção de meio milhão de ovos por dia.

    Ariosto Mesquita foi finalista do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade com a matéria Adubação combinada turbina produtividade em solo arenoso, que foi desenvolvida em dupla com Fernando Yassu – e foi publicada pela DBO (MS).

     

     

     

     

     

    Atualizado em outubro/2012 – Portal dos Jornalistas.

     

    Fontes: