Antônio Marinho

    Pernambucano, Antônio Marinho de Carvalho nasceu em Recife e é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, em 1988.

    Especializado em Saúde, Ciência e Meio Ambiente, trabalhou 23 anos na Infoglobo; de 1988 a 2012.

    No jornal O Globo passou pelas editorias Jornal da Família, Jornais de Bairros, Revista Globo, Esportes, Mundo e Rio. Assinou colunas sobre medicina, bem-estar e atividade física.

    De maio de 2012 a janeiro de 2013 foi produtor e repórter na TV Brasil. Por último, trabalhou no jornal O Dia, na editoria Saúde, Vida & Meio Ambiente; e escreveu para as revistas Revista Rede Câncer (do INCA) e SimplesMente (Ediouro).

    É coautor do livro Nos Limites da Amazônia Azul (editora Casa da Palavra), obra que mostra a importância econômica, científica e estratégica das ilhas oceânicas brasileiras. E foi responsável pela preparação de originais do livro Te Cuida! – Guia para uma vida saudável – Dr. Claudio Domênico (Casa da Palavra). Tem 13 prêmios no jornalismo incluindo o Esso.

    Marinho começou a coleção de prêmios em 1998, quando venceu o Prêmio The Lilly Schizophrenia Reintegration Awards, por contribuição na divulgação da doença esquizofrenia. Com a série Retratos do Rio publicada pelo jornal O Globo, entre 24 de março e 26 de maio de 2001 conquistou quatro prêmios no mesmo ano.

    Foi Esso de Jornalismo, na categoria melhor contribuição à imprensa (equipe); venceu a 5ª edição do GP Ayrton Senna de Jornalismo, categoria jornal (equipe); o prêmio Fiat Allis de Jornalismo Econômico (equipe), e finalmente o CNT de Jornalismo, na categoria impresso (equipe). Em 2002 recebeu o IV Prêmio Imprensa Embratel (equipe), na categoria jornal e revista, com a série Cadernos Pirataria S.A.

    Em 2003 foram mais dois, o Prêmio da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Domingos de Lucca Júnior, com a matéria O alerta do HPV, publicada em fevereiro do mesmo ano; e o segundo lugar no III Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito na categoria imprensa, concedido pelo Ministério das Cidades. Foi terceiro lugar no II Prêmio Confesp de Jornalismo, na categoria jornalismo impresso de 2004, com o tema Obesidade, a grande luta, promovido pela Confederação das Unimeds do Estado de São Paulo.

    Em 2006 foi finalista do Prêmio de Imprensa Novo Nordisk, etapa nacional, com a matéria Alerta máximo contra o diabetes. Recebeu em 2007 a Medalha Amigo da Marinha do Brasil, concedida pelo comando do Primeiro Distrito Naval, em reconhecimento aos serviços prestados à Marinha do Brasil, além de ter conquistado o primeiro lugar (ranking nacional) no II Prêmio Latino-Americano de Jornalismo em Saúde Cardiovascular, na categoria melhor reportagem para mídia impressa.

    Finalista do Prêmio INCa Ary Frauzino de Jornalismo com as matérias Novas chances contra um velho inimigo e Sabores do bem, em abril de 2008. No ano seguinte foi Prêmio Notáveis da Odontologia Fluminense, por contribuição jornalística na área de odontologia, em 2009, concedido pelas entidades de classe, instituições públicas e militares de odontologia do Rio de Janeiro. Abriu 2012 com o primeiro lugar (ranking nacional) no IV Prêmio Latino-Americano de Jornalismo em Saúde Cardiovascular, na categoria melhor entrevista em mídia impressa, e em 2011 conquistou o American Cancer Society, In Appreciation for Leadership in Global Cancer Control, em julho.

    É coautor do livro Nos Limites da Amazônia Azul (editora Casa da Palavra), que mostra a importância das ilhas oceânicas brasileiras do ponto de vista científico, econômico, estratégico e histórico. Foi responsável pela preparação de originais do livro Te Cuida! – Guia para uma vida saudável do autor Dr.Cláudio Domênico (editora Casa da Palavra).

     

     

     

     

    Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fonte: Informações fornecidas