André Podiacki

    (Florianópolis/SC, 11 de outubro de 1990 – La Unión/Colômbia, 29 de novembro de 2016)
     
    André Luiz Goulart Podiacki, o Podi, nasceu na tradicional Maternidade Carmela Dutra, no centro de Florianópolis (SC), no dia 11 de outubro de 1990. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, de Florianópolis, em 2011.
     
    Em fevereiro de 2011 entrou como estagiário no jornal Diário Catarinense (SC). Passou por várias editorias até se tornar repórter de referência na de Esporte. Participou de várias coberturas das campanhas de acesso – e de descenso – de clubes catarinense à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol, além de torneios internacionais de tênis e outros esportes realizados em solo catarinense no período.
     
    Colaborava, também, com o jornal Hora de Santa Catarina, desde 2012. Assinou, no portal clicRBS, o blog do Podiacki, de março de 2013 a outubro de 2015.
     
    Pensando no futuro, passou a estudar o idioma russo para estar preparado a participar in loco da cobertura do Campeonato Mundial de Futebol da Rússia 2018. Almejava um dia trabalhar no canal Espn Brasil.
     
    Estava no voo que levava os jogadores da Associação Chapecoense de Futebol a Medellín (Colômbia) – onde a equipe catarinense disputaria o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana contra o Club Atlético Nacional –, que caiu na madrugada de 29 de novembro de 2016 próximo ao aeroporto internacional da cidade, matando 71 pessoas, entre elas o repórter. Realizava a primeira viagem internacional da carreira e da vida.
     
    Era sócio e torcedor do Figueirense Futebol Clube e fã da banda brasileira de reggae rock Dazaranha.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fontes: