Ana Paula Ribeiro

    Ana Paula Tavares Ribeiro nasceu em 2 de setembro de 1977, em Santo André (SP). Formou-se em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp/SP), de São Bernardo do Campo, no ano 2000. Possui o Master of Business Administration (MBA), em Informações Econômico Financeiras e Derivativos pela Fundação Instituto de Administração (FIA), concluído em 2003. Cursa a graduação em História pela Universidade de São Paulo, USP/SP, com conclusão prevista para 2014.
     
    Iniciou a carreira na Agência Folha, na função de redatora, no ano 2000. Ao mesmo tempo, tornou-se colaboradora eventual das revistas B2B Magazine e Consumidor Moderno.
     
    Em julho de 2004, transferiu-se para a Folha Online e, a partir de setembro, mudou-se para Brasília, passando a ser responsável pela cobertura do Banco Central e do Ministério da Fazenda para o portal.
     
    Voltou para São Paulo em abril de 2008, assumindo o cargo de repórter de Finanças do serviço Agência Estado, editoria Empresas & Setores (AE Broadcast), do portal Estadão.com. Ficou no Grupo Estado por mais de dois anos, até abril de 2010, responsável pela cobertura de empresas do setor financeiro, em especial as de capital aberto, em tempo real.
     
    Em maio de 2010 passou a repórter da editoria de Finanças do jornal Brasil Econômico. Ali assumiu principalmente a cobertura de bancos de varejo e operações no mercado de capitais. Trabalhou com temas relacionados a crédito, fontes de financiamento para o setor imobiliário e captação de recursos. Após três anos de dedicação deixou o Brasil Econômico em abril de 2013.
     
    Venceu dois prêmios Abecip de Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança: em 2009, na categoria Mídia Eletrônica – Fontes de Recursos para o Mercado Imobiliário, pela reportagem Novas regras, juros e crise estimulam fundos, escrita com Chiara Quintão e publicada no portal Estadão.com.br, e em 2010, na categoria Mídia Impressa – Financiamento Imobiliário, pelo conjunto de matérias publicadas no jornal Brasil Econômico.
     
    Por cerca de um ano trabalhou como repórter especial freelance para jornais, revistas e sites com foco especial em economia e finanças. Em outubro de 2013 assumiu como editora-assistente na IstoÉ Dinheiro, em São Paulo, cargo que manteve até maio de 2014 quando começou como repórter de Finanças da sucursal paulista de O Globo.

     

    Atualizado em maio/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/pub/ana-paula-ribeiro/20/638/bb2