Alexandre Tortoriello

    Formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (Espm/SP), em 1998, e em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), no ano 2000, Alexandre Mata Tortoriello acabou decidindo-se à sua segunda formação, quando, ainda em 1997, começou a trabalhar como estagiário na Bloomberg News.
    Após um ano de casa, em setembro de 1998 ingressou no portal Terra, inicialmente como redator e repórter, e mais tarde como editor de Economia, permanecendo na casa até o final de 2000.
    Nos anos seguintes, foi repórter da BBC (entre 2001 e 2004) e do Sistema Globo de Rádio (entre 2004 e 2007), onde produzia reportagens para a rádio CBN. Em fevereiro de 2007, a convite de Sidney Rezende, assumiu como chefe de Redação do recém-lançado site que leva o nome do apresentador da Rede Globo, o SRZD.
    Em depoimento cedido ao próprio SRZD, para celebrar o quinto ano de vida do site, em maio de 2011, Tortoriello conta sobre esse período: “Fiquei ao mesmo tempo empolgado e assustado com a proposta. Apesar da experiência de quase dez anos em jornalismo na Internet, nunca tinha comandado uma equipe. O tempo para assimilar o frio na barriga foi bem curto. Em fevereiro assumi minhas funções. Aprender a ser chefe era apenas um dos desafios. Estávamos em busca de qualidade, credibilidade e audiência. A meta era chegar a um milhão de leitores por mês, sem esquecer o compromisso com o bom jornalismo e com o Rio de Janeiro, cidade que tão bem acolheu milhões de forasteiros como o Sidney, eu mesmo e tantos outros. Foi um ano de trabalho intenso e enorme crescimento profissional, que só conquistei com a ajuda de um grande mestre como o Sidney?, contou.
    A experiência durou um ano, e em fevereiro do ano seguinte ingressou na Rede Bandeirantes de Televisão, onde desde então vem atuando como repórter.
     
    Última atualização ? maio/2012 ? Portal dos Jornalistas
    Fontes: