Alexandre Mansur

    Alexandre Teodoro Mansur graduou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
     
    Cobre o setor de meio ambiente desde 1991. Foi editor de Ciência e Saúde no Jornal do Brasil (RJ), entre julho de 1994 e junho de 1998. Transferiu-se, em seguida, para a revista Veja (SP), onde foi editor-assistente de Meio Ambiente e Ciência até junho do ano 2000.
     
    Desde então, trabalha na revista Época (SP), onde foi editor responsável pela cobertura de meio ambiente, ciência, tecnologia e educação, além de coordenar o Prêmio Época de Mudanças Climáticas e as edições verdes especiais da revista, publicadas desde 2009. É um dos editores-executivos de Época desde abril de 2011. Também é colunista do Blog do Planeta, alocado no portal Globo.com, desde fevereiro de 2007.
     
    Conquistou – com Aline Ribeiro, Daniella Cornachione, Haroldo Castro, Mauro Silveira, Marina Franco e Alexandra Gonzales – o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2010, nas categorias Principal e Mídia Nacional/Revista, pela edição verde anual da revista Época daquele ano, com o título Quando vale a natureza?
     
    Venceu também dois Prêmios Imprensa Embratel, na categoria Reportagem de Telecomunicações (Veículo Não-Especializado), de 2004/2005 – com a reportagem A nova geração conectada, publicada na revista Época, com Luciana Vicária e Henrique Fruet – e de 2009/2010 – com a matéria O poder e os riscos das redes sociais, também de Época, com Camila Guimarães, Bruno Ferrari, Fabiana Montes Daniella Cornachione e Paulo Nogueira. Ganhou, ainda, o Reuters-IUCN Media Award 2000, da International Union for Conservation of Nature, o Prêmio CPFL Imprensa 2007, da Companhia Paulista de Força e Luz, e o Prêmio Cebds de Desenvolvimento Sustentável 2008, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.
     
    Tem uma pequeníssima horta na varanda do apartamento. Preocupado com o aquecimento global, quer, no mínimo, salvar a praia de Ipanema.
     
    Na revista Época há mais de 15 anos, segue na editoria executiva responsável pela cobertura ambiental e edição do Blog do Planeta, coordenação das plataformas digitais e da transição digital da marca Época e do desenvolvimento de projetos especiais e novos negócios de jornalismo.

    É membro de organizações que trabalham pelo meio ambiente, entre elas, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Imazon – Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia e o Conselho Diretor Greenpeace, em São Paulo.

     
     
    Atualizado em julho/2015 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Arquivo Jornalistas & Cia