Alexandre Falcão

    Alexandre Falcão nasceu em Belém (PA), em 15 de março de 1966.
    Seu início de carreira foi em 1991, na redação da agência Estado (SP). Aceitou o convite de Aluízio Maranhão, então diretor da sucursal do Rio, para fazer o Newspaper, ?um guia de leitura dos jornais do Rio, para os assinantes sem tempo?, segundo ele.
    Após sete anos, teve uma rápida passagem por uma rádio de música clássica e, em seguida, ingressou na agência O Globo (RJ). ?Lá me viciei em catar furos de reportagem, em esperar a coletiva acabar e cultivar fontes?, declarou.
    Em 1998, tornou-se repórter do Relatório Reservado (RJ) e a busca pela informação exclusiva passou a ser rotineira em sua vida. É subeditor da publicação.
    Aficionado por História, diz-se um devorador de textos, principalmente sobre o Brasil republicano, guerras mundiais, personalidades do mundo político e as grandes religiões monoteístas.
    Lançou os livros de depoimentos Mário Bhering ? Memórias do setor elétrico brasileiro (Ministério da Cultura, 2006), sobre uma das personalidades mais importantes do setor elétrico, presidente duas vezes da Eletrobrás, Cemig, criador da Eletronorte e um dos criadores de Furnas; e História da Hotelaria no Brasil e os 70 anos da ABIH (Insight Engenharia, 2007), sobre as atividades da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira.
    Com a matéria O hidrogênio desponta na matriz energética brasileira, publicada em junho/julho de 2006 na revista Custo Brasil (RJ), obteve menção honrosa no Prêmio Procel, da Eletrobrás.
    É diretor da Insight Engenharia de Comunicação, maçom e casado com Luzia Fialho, sua ex-fonte quando assessora de imprensa da RGE (distribuidora de energia elétrica do Rio Grande do Sul).
    Atualizado em 9/2011 ? Portal dos Jornalistas
    Fonte: