Alexa Salomão

    Alexa González Salomao nasceu em 4 de abril de 1966, na cidade de Flores da Cunha (RS). Formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich-Ufmg), de Belo Horizonte (MG) em 1989. Fez pós-graduação em Finanças, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), de Porto Alegre (RS) em 2001, e mestrado em Administração de Negócios em Derivativos e Indicadores Financeiros pela Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FIA-FEA/USP), de São Paulo (SP), em 2003.
     
    Iniciou a carreira no jornal Vale dos Sinos, de São Leopoldo (RS), como repórter de Cultura, tendo ainda atuado como assessora de Imprensa da Fundação Padre Landell de Moura e redatora da rádio Bandeirantes (RS), em Porto Alegre. Em 1994 mudou-se para Cuiabá (MT), onde foi editora de Economia no jornal A Gazeta (MT) até 1997. Voltou para o Rio Grande do Sul e entrou no Jornal NH, de Novo Hamburgo (RS), em agosto de 1997, novamente como repórter de Cultura. No mesmo ano, assumiu o posto de editora de Empresas e Negócios no jornal.
     
    Em julho de 2000 foi contratada como coordenadora de produção do caderno de Economia da Zero Hora (RS), em Porto Alegre, onde permaneceu até setembro de 2001, ano em que se radicou em São Paulo. Na capital paulista foi freelancer do Valor Econômico (SP) e da Exame (SP). Foi, depois, redatora do caderno Dinheiro da Folha de S.Paulo (SP), repórter e colunista da revista Exame-SP (SP), passando em seguida pelo Portal Exame e pela revista Exame (SP), desta vez como repórter da editoria de Empresas/Negócio.
     
    Ficou na publicação de maio de 2002 a junho de 2007. Venceu no período o <lt;em>Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico 2006, iniciativa da Case New Holland, líder global no setor de bens de capital, com a matéria O preço da ignorância, em que correlacionou o impacto da baixa qualidade do ensino sobre o crescimento econômico do Brasil e sua competitividade em relação ao resto do mundo. 
     
    Foi para a revista Época (SP), da Editora Globo, onde trabalhou, como repórter de junho a setembro de 2007, transferindo-se para a ÉpocaNegócios como editora de Economia e Negócios, cargo que ocupou até novembro de 2009. Deu tempo de vencer, com Marcos Todeschini, os prêmios CNH de Jornalismo Econômico, na categoria Revista, e Embratel, de Melhor Reportagem Econômica, pela reportagem Um mergulho na nova classes média, que mostrou os hábitos e sonhos de cerca de 30 milhões de brasileiros, que foram responsáveis por R$ 620 bilhões em compras em 2009. A matéria também foi finalista do Prêmio Esso. No período, atuou também em outra revista da Editora Globo, a Quem Acontece (SP), de janeiro a outubro de 2009, como especialista em Agronegócios.
     
    Assumiu, ainda em novembro de 2009, o cargo de repórter especial no portal IG, onde permaneceu até maio de 2013. Retornou à Exame como editora de Economia. Venceu novamente o Prêmio CNH de Jornalismo Econômico, desta vez o de 2013, na categoria Revista, com a matéria A China escolheu seu caminho, e nós?, junto com Roberta Paduan, Luiza Dalmazo, Guilherme Manechini, Patrick Cruz e Patrícia Ikeda. Levou, também, o Prêmio CNI de Jornalismo 2013, na categoria Revista, com Humberto Maia Junior, Patrick Cruz, Márcio Kroehn e Alexandre Rodrigues, pela série de reportagens Ambiente de negócios. Na revista manteve o blog Aqui no Brasil, ao lado de José Roberto Caetano, Fabiane Stefano e Márcio Kroehn, hospedado no Portal Abril.
     
    Passou a trabalhar em O Estado de S.Paulo em maio de 2013, onde atua como repórter, produzindo matérias para o jornal e para o site Estadão.com nas áreas de Energia, Sustentabilidade, Macroeconomia, Finanças e Negócios. Está entre os Top 50 dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, segundo apuração do J&Cia em parceria com a Maxpress.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fonte:
    Informações cedidas pela própria jornalista