Alec Duarte

    Alec da Silva Duarte nasceu em Porto Alegre (RS), faz aniversário em 31 de outubro. É formado em Jornalismo pelo Centro Universitário – Unifiam-faam, São Paulo (SP), desde 1992. Concluiu, em 2009, o Master em Jornalismo Digital Multimídia ministrado pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais, em parceria com a Universidade de Navarra, onde pesquisa novas mídias e sua influência na comunicação. É fluente em inglês, francês e espanhol, além da língua nativa, português.

    Começou a trajetória no jornalismo em 1990 como repórter de Cidades e Administração Pública na Folha da Tarde, em São Paulo. Em maio de 2000 passou a editor chefe e chefe de reportagem no Diário do Grande ABC, Santo André      (SP). Permaneceu na função por oito anos, até abril de 2000, quando migrou para A Gazeta Esportiva, como editor-chefe por um curto período.

    Deixou a Gazeta para assumir como editor de Economia e Negócios na Agência Estado, onde permaneceu até 2002.

    Passou por mídias digitais. Atuou na Folha online, editoria de Esporte, até 2003 e tornou-se editor-executivo do Terra Networks até abril de 2006.

    Como editor-adjunto entrou para a Folha de S.Paulo no mesmo mês para uma temporada de cinco anos, na editoria de Política e Opinião.

    Foi editor no jornal, site e plataformas do jornal O Estado S.Paulo, até setembro de 2011, durante o período de implantação do sistema. Na editoria de Mídias Digitais passou ao G1, o portal de notícias da Rede Globo.

    Trocou para o jornalismo corporativo atuando na agência Entrelinhas, como consultor de comunicação. Segue em 2016 na agência FSB Comunicação, como diretor de estratégia digital e novas mídias.

    Trabalha há 26 anos em comunicação e jornalismo, com ênfase em mídias digitais. Professor desde 2006, leciona as disciplinas Gêneros Jornalísticos, Jornalismo On-line, Edição e Projeto em Jornalismo Impresso. Pesquisador, estuda a influência das novas tecnologias no exercício do jornalismo, a participação do público no processo de coleta e divulgação de notícias e a vida digital como um todo. Coordena os cursos de pós-graduação em Jornalismo Multimídia e Jornalismo Esportivo na Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP/SP. Publica o Webmanario, o 1º jornal-site-revista-laboratório, desde fevereiro de 2008.

    Sobre a trajetória na imprensa Alec deu uma entrevista à Priscila Dias – na época, 2014, acadêmica do 4º ano de Jornalismo do UniCesumar  – veiculada no blog O Diário. Jornalista do jornalista Clóvis Augusto.

     

     

    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://blogs.odiario.com/geracaodenoticias/2014/08/12/entrevista-o-editor-e-refem-do-reporter/

    http://webmanario.com/

    https://www.linkedin.com/in/alec-duarte-05b6018

    https://twitter.com/alecduarte

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Alec_Duarte