Aladim Gonçalves

    Aladim Lopes Gonçalves nasceu em 13 de dezembro de 1971, em Porto Alegre (RS). É jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em 1996.
    Iniciou-se na profissão em março de 1993, aos 22 anos, quando cursava o primeiro ano da faculdade, nas rádios Bandeirantes AM e FM (RS), fazendo locução de notícias e do boletim meteorológico. Até agosto daquele ano, participou também na produção de programas jornalísticos das emissoras, como o Jornal do Meio-Dia, o Bandeirantes Acontece e o Bandeirantes Esporte Show.
    De outubro de 1993 a março de 1994, foi designado pela Fundação Educação Social e Comunitária da Prefeitura de Porto Alegre (SP) para desenvolver um projeto de rádio comunitária em um centro comunitário do município, um dos primeiros nessa linha no País. Na emissora, produziu e apresentou programas jornalísticos e de variedades.
    Já como jornalista contratado, foi trabalhar na assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande Sul, onde ficou de junho de 1994 a fevereiro de 1997. Mudou-se para São Paulo, aceitando convite para ser assessor de imprensa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP) em junho de 1998. Ficou na instituição até julho de 1999.
    Foi para o jornal Agora (SP), no final de 1999, para produzir reportagens para a editoria de Suplementos da publicação: Construção e Decoração, Empregos, Imóveis, Informática, Negócios e Veículos. Participou do projeto que mudou o formato do caderno Veículos ? que passou a se chamar Máquinas ? de standard para tabloide.
    Como jornalista colaborador, trabalhou no jornal Folha de S. Paulo (SP) de outubro de 2001 a setembro de 2002. Lá produziu reportagens para os cadernos Dinheiro, Mundo, Brasil, Suplementos (Veículos, Imóveis e Negócios) e Especiais (Primeiro Carro, Guia do Carro 1.0 e Mulheres ao Volante). A experiência adquirida junto ao setor automotivo lhe rendeu, em fevereiro de 2003, a contratação pelo Carsale, canal de automóveis do Portal UOL, onde chegou a cobrir o lançamento do primeiro veículo flex brasileiro e o acordo comercial Brasil-México, além de avaliar o veículo Humvee, usado pelas tropas americanas na Guerra do Golfo.
    Foi contratado pela Carro Online, canal de automóveis do Portal Terra, em setembro de 2003, como chefe de reportagem e redator. Atualizou a linguagem do conteúdo do site, que passou a publicar notícias em tempo real. Nova mudança em fevereiro de 2004: foi trabalhar na redação da revista Oficina Mecânica (SP), da Sisal Editora, onde, por mais de cinco anos, foi o responsável pelas avaliações de veículos, além da produzir matérias de serviços e economia setorial.
    Por pouco tempo, voltou a colaborar para a Folha de S. Paulo, especificamente no caderno especial Guia das Profissões, além de fazer reportagens para as editorias Cotidiano e Grana. Também produziu textos para o caderno Máquina, do jornal Agora e foi colaborador das revistas Hot (SP) e Quatro Rodas (SP).
    Entrou, em janeiro de 2011, para a redação da revista e do site Moto.com.br (SP), especializados na cobertura do mercado de motocicletas e competições de moto.
    Atualizado em outubro de 2011
    Fontes: