Adriana Fernandes

    Adriana Fernandes nasceu no Rio de Janeiro (RJ). É formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Fez especialização em Economia e Meio Ambiente na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, e mestrado em Administração de Negócios em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais na Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP/SP).
     
    Começou a carreira na Agência Brasil e passou pela Agência O Globo. Trabalha no Grupo Estado desde outubro de 1998. Escreve sobre o mercado de títulos públicos e a gestão da política fiscal para a Agência Estado Broadcast desde agosto de 2011. Em Brasília faz a cobertura do Ministério da Fazenda e de especialistas em Finanças e Macroeconomia.
     
    Foi agraciada com o Prêmio Destaque Redação AE 2011, na categoria Reportagem, por matéria realizada com Fabio Alves e Altamiro Silva Junior. Foi indicada ao Prêmio ExxonMobil 2015, na categoria Regional Sudeste, com João Villaverde, Murilo Rodrigues Alves, Fábio Fabrini, Nivaldo Souza e André Borges, pela matéria Perigosas Pedaladas: as manobras fiscais que encurralam Dilma, publicada em O Estado de S.Paulo.
     
    Assina, com Ricardo Brito, o blog Lupa no site Estadão.com, onde traz o noticiário econômico em Brasília e dá ênfase à análise da formulação da política macroeconômica. Em junho de 2016, estreou coluna semanal de Economia em O Estado de S.Paulo, publicada aos sábados. Fez parte da Comissão de Seleção do Prêmio CNI de Jornalismo 2016. Está entre os Top 50 dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, segundo apuração do J&Cia em parceria com a Maxpress.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fontes: