Alex Garcia Calmont foi hostilizado por assessor municipal da cidade de Rio das Pedras, interior de São Paulo, após publicação de matéria em que falava sobre substância cancerígena encontrada na água da cidade.

Publicada em O Verdadeiro em 11/3, a reportagem conta com informações divulgadas pelo portal Repórter Brasil sobre a condição da água consumida no município, o Mapa da Água.

Alex contou que após a publicação o prefeito da cidade o insultou e dias depois em evento público, e o assessor de comunicação da prefeitura publicou um vídeo de sete minutos em que profere diversas ofensas, acusa-o de má fé e de falta de caráter.

O assessor ainda incentivou a população a abordar o jornalista na rua, aos anunciantes do jornal retirarem seus patrocínios e sugeriu que ele seja demitido do cargo que ocupa no gabinete de uma vereadora local.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram as atitudes da assessoria da prefeitura: “Toda matéria pode sofrer contestação, mas os caminhos para isso são o pedido formal de resposta e, se necessário, acionar as vias judiciais. Não é admissível que um profissional de comunicação, em um posto estratégico em uma administração, use as redes sociais para atacar e tentar coibir o trabalho jornalístico. O Sindicato e a Fenaj não admitem esse tipo de tentativa de cerceamento à liberdade de imprensa”.

Calmont registrou boletim de ocorrência contra o assessor.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments