O Grupo EP, responsável pela EPTV, afiliada da Globo no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais, encerrou o site ACidade ON em Araraquara e São Carlos. Com a decisão, foram dispensados profissionais das áreas técnica e administrativa, além de jornalistas,  nas praças de Araraquara, Ribeirão Preto, São Carlos e Campinas. Entre os demitidos está Walter Strozzi, diretor regional do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP).

Segundo o SJSP, o argumento utilizado para justificar o fim do ACidade On e as dispensas foi o de “supostas dificuldades financeiras para equilibrar as contas”. O Grupo EP declarou ainda que está passando por um processo de reestruturação. A entidade denunciou que as demissões atingiram também outros projetos do Grupo EP: ao menos 15 profissionais foram desligados em CBN Ribeirão Preto, EPTV Central (São Carlos), CBN Campinas e EP FM Araraquara.

“Ao demitir jornalistas em pleno período de campanha salarial do segmento de rádio e TV, e ao desligar o diretor regional do Sindicato dos Jornalistas, que por lei goza de estabilidade no emprego, o Grupo EP afronta nossa categoria profissional e atenta contra o livre exercício da organização sindical. O Sindicato está prestando assistência às(aos) jornalistas demitidas(os) e tomará todas as medidas cabíveis para sua reintegração.”, escreveu o SJSP. Na próxima semana, a direção da entidade se reunirá com o Grupo EP para falar sobre as dispensas.

O site ACidade ON foi lançado em 2016 e completaria neste ano dez anos de existência. O projeto surgiu como uma reformulação do antigo website do jornal centenário A Cidade, de Ribeirão Preto, adquirido pela EPTV (Grupo EP) em 2012 e que deixou de circular como tal em 2018. Posteriormente, ACidade ON ganhou versões em Araraquara, São Carlos e Campinas. Em 2025, o site foi homenageado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) como por seu “impacto histórico na imprensa nacional”.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments