Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo da Bandeirantes, deixará o cargo em dezembro, após 26 anos de trabalho. Em seu lugar, ficará Rodolfo Schneider, atual diretor-geral de conteúdo da emissora. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo).
Mitre atua na liderança do jornalismo da Band desde 1999. Apesar de deixar a direção nacional, o jornalista seguirá na emissora como conselheiro editorial. Além disso, manterá suas funções como comentarista da BandNews e do Jornal da Noite, e como entrevistador do Canal Livre.
Segundo a reportagem do F5, a mudança ocorre devido ao desejo do próprio Mitre de desacelerar. Ao mesmo tempo, a Band deseja dar um novo gás em sua cobertura jornalística, com foco nas eleições de 2026. Schneider, que assumirá a direção nacional de jornalismo, se dedicará totalmente à área e não acumulará funções e, portanto, deixará a direção de conteúdo da Band.
Mitre iniciou sua trajetória no Jornalismo em Mias Gerais, passando por Diário de Minas e Correio de Minas. Em São Paulo, trabalhou no Estadão, até chegar ao Grupo Bandeirantes, em 1989. No mesmo ano, produziu o primeiro debate presidencial exibido na televisão brasileira. Dez anos mais tarde, em 1999, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Band. Ao longo da carreira, produziu mais de 30 debates eleitorais. Entre os prêmios que recebeu, destacam-se o Grande Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), o Grande Prêmio do Clube de Criação de São Paulo, e dois Comunique-se, como Melhor Diretor.
- Leia também: Serrapilheira e El Clip lançam edital para reportagens sobre relação da água com biomas sul-americanos










