A chapa Unidade na Luta – Em Defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da democracia,  única a concorrer nas eleições da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), foi eleita com 97,16% dos votos. Ao todo, 2.010 jornalistas de todo o País participaram da eleição.

As eleições, realizadas de forma online entre 26 e 28 de julho, escolheram novas Diretoria Executiva, Vices-presidências Regionais, Secretarias, Conselho Fiscal e cinco membros da Comissão Nacional de Ética: Vera Daisy Barcellos, Beth Costa, Suzana Tatagiba, Franklin Valverde e Osnaldo Moares.

Samira de Castro, eleita presidenta da Fenaj, destacou a importância de trazer para o plano nacional as lutas comuns, que têm acontecido de maneira estadual. Além da valorização da categoria jornalística, ela pontou outras lutas que devem fazer parte da atuação da entidade, como a regulamentação profissional, que é de 1979; o estabelecimento do piso nacional de jornalista; a criação do Conselho Federal de Jornalistas; a aprovação da PEC do Diploma; a taxação das plataformas digitais; e a criação do Fundo de Apoio ao Fomento do Jornalismo.

“Essas lutas, inclusive, serão levadas ao próximo presidente da República para que a gente tenha um ambiente de anuência do Congresso Nacional para aprovar essas pautas em prol da categoria”, declarou.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments