Com o apoio deste Portal dos Jornalistas e J&Cia, o curso de Jornalismo da ESPM-SP está fazendo uma pesquisa sobre o uso de inteligência artificial generativa por jornalistas brasileiros. Intitulada A inteligência artificial para jornalistas brasileiros, tem como objetivos identificar o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por jornalistas atuantes no País e conferir o grau de conhecimento e de utilização de ferramentas de IA na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem o uso dessa tecnologia na atividade profissional.

Na primeira fase da pesquisa, os jornalistas respondem a um questionário quantitativo, com alternativas de respostas em escala Likert (entre maior e menor concordância com as perguntas), que leva cerca de 5 minutos para ser respondido. A segunda fase consistirá em entrevistas abertas, ou qualitativas, com o propósito de aprofundar respostas relativas ao uso de ferramentas de inteligência artificial na prática jornalística. A pesquisa é aberta a todos os jornalistas que atuam no Brasil. O formulário com o questionário pode ser acessado aqui: Pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros.

Os dados obtidos serão utilizados para trabalhos acadêmicos/científicos e para a produção de notícias sobre o tema no J&Cia, sempre com preservação dos nomes dos participantes.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments