Cinco dentre os milhares de jornalistas brasileiros em atividade consagraram-se em 2021 como os +Admirados da Imprensa nas respectivas áreas em que atuam. Foram eleitos pelo voto direto dos próprios jornalistas e dos colegas da comunicação corporativa e áreas afins, em dois turnos de votação e após grande mobilização do mercado.

Assim, o paulistano Juca Kfouri foi eleito o +Admirado da Imprensa Esportiva; outro paulistano, Zeca Chaves, o +Admirado da Imprensa Automotiva; o também paulistano André Biernath, o +Admirado da Imprensa de Saúde e Bem Estar; o assisense Sidnei Maschio, o +Admirado da Imprensa do Agronegócio; e Thiago Salomão, mais um paulistano, o +Admirado da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. Além deles, merece destaque o recifense Jorge Moraes, eleito este ano o segundo +Admirado e vencedor em duas categorias da Imprensa Automotiva, além de ser o maior detentor desses títulos fora dos grandes centros em todas as eleições do segmento.

Se já eram referências pelas carreiras construídas no jornalismo, passam agora para um patamar ainda mais elevado, pelo reconhecimento espontâneo de milhares de colegas que se dispuseram a participar das votações conduzidas por este Jornalistas&Cia e seu braço online, o Portal dos Jornalistas. E sobe ainda mais a régua da responsabilidade que passam a carregar, o que certamente só contribuirá para engrandecer ainda mais as respectivas trajetórias.

Não tivemos nessa jornada dos +Admirados, ao longo de 2021, nenhuma jornalista mulher no topo, ao contrário do que já havia acontecido por cinco vezes seguidas nos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, com as quatro eleições de Miriam Leitão e uma da Nathalia Arcuri; e com Elisa Sarti, na única edição dos +Admirados Profissionais de Comunicação da Imprensa Automotiva, em 2015. Mas se elas, infelizmente, estão ausentes aqui − e também a lamentar não termos jornalistas negros eleitos −, o mesmo não se pode dizer dos mais premiados jornalistas da história, que têm na ponta há alguns anos duas mulheres, a própria Miriam Leitão e Eliane Brum – e já nesta quarta-feira (22/12) J&Cia trará novidades sobre o Ranking dos +Premiados que elas lideram.

Pois foi para homenagear os cinco campeões de nossas premiações que carinhosamente preparamos este especial, não para mostrar os perfis profissionais, já bastante conhecidos pelos colegas, mas o que pensam, que causas defendem, que País desejam. E para que a edição tivesse um pouco mais de tempero, de poesia, de leveza, convidamos novamente para a missão nosso colaborador Assis Ângelo. Ele conversou com todos, anotando na memória as respostas, para produzir, com o apoio estratégico de sua assistente Anna da Hora Sena − que além de seus braços direito e esquerdo é também os seus olhos (Assis ficou cego há oito anos) −, os textos que todos nós poderemos curtir a partir de agora.

E não poderíamos fazer um especial tão especial sem ilustrações também especiais. Estão aí as caricaturas excepcionais de Cláudio, que atuava no jornal Agora São Paulo, encerrado duas semanas atrás. Assis e nossos “heróis” não poderiam estar em melhor companhia.

Esse é, portanto, o nosso presente de Natal aos colegas que nos têm acompanhado nesta aprazível jornada. Leitura mais do que agradável, que revelará um pouco da intimidade desses campeões de audiência.

A André, Jorge, Juca, Sidnei, Thiago e Zeca os parabéns pela brilhante conquista do Troféu +Admirado nas respectivas especialidades. E boa sorte nos certames de 2022, que já estão confirmados.

Os mesmos agradecimentos fazemos às empresas e marcas que viabilizaram as cinco iniciativas que tanto repercutiram no meio jornalístico do Brasil.

Uma boa leitura. Tenham a certeza de que também estarão em ótima companhia.

Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli

Acesse o especial na íntegra aqui.


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments