A empresa francesa North Star Network, que chegou ao Brasil no início de 2023 com planos para montar em São Paulo uma redação focada em cobertura esportiva, demitiu jornalistas contratados após somente três meses de trabalho.

A plataforma contaria com diferentes sites esportivos, como Superesportes e a Trivela. Cerca de 25 jornalistas foram contratados, com o objetivo de criar um grande projeto de jornalismo esportivo, nacionalizando sites focados em coberturas regionais e profissionalizando outros sites do grupo. Muitos desses profissionais contratados deixaram suas cidades pelo novo trabalho em São Paulo.

Porém, na última semana de julho, houve uma demissão coletiva. Ao menos dez jornalistas foram cortados, e o restante da redação tem futuro incerto. Os vínculos CLT foram encerrados e a empresa estabeleceu contratos PJ.

Em contato com o Sindicato dos Jornalistas de SP (SJSP), profissionais demitidos contaram que trabalharam cerca de um a dois meses sem carteira assinada. A North Star Network explicou que ainda estava regularizando sua situação no Brasil e iria contratá-los em regime CLT posteriormente, o que de fato aconteceu, mas os salários prometidos não correspondiam à realidade. Outro problema era que jornalistas não recebiam diversos direitos, como plano de saúde, além de várias promessas que não foram cumpridas.

A situação agravou-se pouco depois, quando a empresa parou de publicar notícias no site Superesportes. A North Star Network prometeu que, mesmo com o fim do site, não haveria cortes na empresa, mas as demissões ocorreram cerca de 20 dias depois, e o futuro dos profissionais que permaneceram segue incerto.

O SJSP repudiou as demissões dos jornalistas. A entidade está em contato com os profissionais demitidos, para que o vínculo empregatício seja reconhecido, e exige a abertura de negociações para discutir as demissões.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments