O Núcleo Memória lança nesta sexta-feira (29/10), às 18h, o documentário O dia em que a Justiça entrou no DOI-Codi, dirigido por Camilo Tavares. O filme registra a Audiência de Conciliação realizada em 9 de setembro nas próprias dependências do ex-DOI-Codi, que discutiu cessão do imóvel para a Secretaria de Cultura de São Paulo para convertê-lo, finalmente, num Centro de Memória em homenagem às mais de 50 vítimas tombadas pela ação daquele órgão de repressão durante a ditadura militar.

Momento considerado histórico, a audiência teve a presença de representantes do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e de representantes da Polícia Civil. Testemunharam neste dia vários ex-presos políticos, que foram entrevistados e figuram no filme.

Participam do lançamento Camilo Tavares, diretor do filme; Marcelo Mattos Araujo, museólogo, ex-Secretário de Cultura de São Paulo e atual diretor do Instituto Moreira Sales (IMS); Eugenia Gonzaga, procuradora regional da República; Paulo Vannuchi, ex-ministro de Direitos Humanos, representando a Comissão Arns; Rogério Sottili, ex-secretário Municipal de Direitos Humanos e diretor do Instituto Vladimir Herzog; e Ariel de Castro Alves, advogado, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais.

O documentário será lançado no canal do Núcleo Memória no YouTube.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments